A tensão no estreito de Ormuz traz novamente ao mundo uma verdade antiga: basta um estrangulamento na energia para toda a economia tremer.
Empresas e Start-Ups
"Os problemas do país não podem ser vistos de forma isolada. Há questões em que a economia se cruza com a saúde, com a justiça, com a administração pública e com muitos outros domínios". A análise é de António Mendonça, Bastonário da Ordem dos Economistas, em entrevista exclusiva ao Link to Leaders a três dias do 11.º Congresso Nacional dos Economistas.
Portugal chega a 2026 com uma realidade indesmentível: as PME são a espinha dorsal da sua economia. Em 2022, existiam 1 452 225 PME ativas, responsáveis por 77,4% do emprego e 68,3% do valor acrescentado nacional, segundo dados da Comissão Europeia citados pela InvoiceXpress.
Um bloqueio estrutural e crónico ao crescimento das empresas portuguesas. Trago para o debate o capital das empresas e, em particular, o papel do mercado de capitais.
Há uma empresa algures no interior de Portugal. Fundador com 67 anos. Sem filhos na empresa. EBITDA sólido, carteira de clientes estável, margem acima da média setorial. Toda a gente no setor sabia que o senhor queria sair. O processo nunca chegou a acontecer.
"A transformação exige mudança organizacional. Não basta implementar tecnologia, é necessário alinhar equipas, desenvolver competências e criar uma cultura que permita evoluir de forma contínua. No fundo, as empresas que vão conseguir destacar-se não são as que adotam mais tecnologia, mas as que conseguem executá-la melhor", afirma Nuno Figueiredo, Partner e Managing Director da valantic.
As organizações investem cada vez mais na avaliação de talento. No entanto, apesar da crescente sofisticação dos instrumentos utilizados, muitas decisões continuam a revelar inconsistência, enviesamento e limitada capacidade preditiva.
O último ano foi marcado pelo crescimento de uma nova forma de tirarmos partidos do que a Inteligência Artificial nos pode dar, fruto de avanços muito significativos ao nível da autonomia dos agentes e ao aumento exponencial da percepçao que estes têm do ambiente em que estão inseridos.
Nos últimos anos o processo de digitalização das empresas acelerou, tendo os indicadores do cibercrime seguindo essa tendência, sendo cada vez mais frequentes e sofisticados.
A versão original deste ensaio, em inglês, foi escrita a 4 de Janeiro de 2026, poucas horas depois de surgirem relatos de que os Estados Unidos tinham capturado o presidente venezuelano Nicolás Maduro numa operação militar.
"Portugal combina inovação, colaboração e abertura ao mercado. Apresenta níveis elevados de adoção de pagamentos digitais e contactless, sendo um mercado ideal para testar novas soluções", afirma Rita Mendes Coelho, Country Manager da Visa em Portugal.
A entrada em vigor de novos acordos entre a União Europeia e parceiros estratégicos como o Mercosul e a Índia redefine o enquadramento competitivo das empresas portuguesas.












