Numa conversa informal e de troca de experiências, Miguel Vodrazka de Miranda, fundador e partner da Touro Capital Partners, e Guilherme Coelho, cofundador e CEO da Maven Pet, falam da relação investidor/participada que une as duas empresas.
Investimentos
Este artigo de opinião, examina o ecossistema em expansão das start-ups em Portugal, destacando as vantagens da artificial intelligence (AI) na promoção da inovação e no fomento de novos modelos de negócios.
Desde 2014 que integro o Board da EBAN - European Business Angel Network, actualmente em representação da Invicta Angels - Associação de Investidores Early-stage do Norte de Portugal, tendo este ano sido reeleito para um novo mandato, agora como vice-presidente.
Para as start-ups de tecnologia, o crescimento não é apenas uma opção — é uma necessidade. Escalar, especialmente a nível internacional, pode parecer um desafio esmagador.
Vasco Pereira Coutinho, fundador e CEO da Lince Capital e da Lince Real Estate, e Mauro Frota, cofundador e CEO da Bhout, protagonizam a rubrica Spe Futuri, Investidores de hoje. Falam das suas histórias e percursos, e do que une as duas empresas.
Muitas pessoas pensam em como seria fantástico ter o seu próprio negócio, com a promessa de liberdade e independência financeira que isso traz.
O ser humano vive com a cabeça nas nuvens e com os olhos no céu. Por distração ou curiosidade, assim tem sido a história da Humanidade. Contudo, desde que os irmãos Wright fizeram o primeiro voo em 17 de dezembro de 1903, a Humanidade continuou a olhar para o céu, mas agora com particular justificação! Aquela máquina tão fascinante... o avião!!
O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) tornou-se num dos acrónimos mais utilizados no mundo financeiro.
Os investidores dos Estados Unidos deveriam estar contentes com os resultados do seu mercado de origem: nos últimos dez anos, o S&P 500 cresceu uns 230%. Curiosamente, o índice de referência perdeu o primeiro posto a favor da bolsa argentina, cujo índice-chave subiu uns 240% no mesmo período.
Embora eu não me lembre da primeira vez que me aventurei num Starbucks, eu especularia que foi no final dos anos 1990. Naquela época, esta era uma experiência bastante nova para a maioria dos americanos.
O Startup Genome 2024, um dos mais reconhecidos relatórios globais sobre ecossistemas empreendedores, classifica Portugal na 29.ª posição no ranking mundial, tendo descido três lugares em relação a 2023. Os Estados Unidos, o Reino Unido e Israel ocupam o TOP 3.
A humildade intelectual é coisa rara, sobretudo entre aqueles que vivem do mediatismo. Ela é uma espécie de bom senso, que nos avisa quando estamos a entrar em certezas demasiado absolutas. Mas são poucos os que a sabem escutar, optando por transformar o mundo num lugar repleto de “donos da verdade”.