Contactar os clientes entre as 10h00 e as 11h30 e manter uma conversa que não ultrapasse os 14 minutos pode potenciar as vendas. Estas são algumas das conclusões do relatório da RingDNA, uma plataforma de inteligência artificial que analisou mais de 130 mil conversas telefónicas e por email.

O mais recente relatório da RingDNA, uma plataforma norte-americana de inteligência artificial que disponibuiliza informações sobre como melhorar as vendas, analisou mais de 130 milhões de telefonemas e emails, e identificou os horários com melhores taxas de resposta que os vendedores devem seguir para alcançar a máxima produtividade.

Howard Brown, fundador e CEO da RingDNA, disse ao Business Insider que a sua empresa analisa e-mails, regista telefonemas e usa a inteligência artifical para identificar qual processo e momento que mais benefícios traz para alcançar os melhores resultados.

“A ideia é que as empresas possam usar todas essas informações sobre o que a sua equipa de vendas faz todos os dias, pois nunca tiveram uma maneira de analisar todas essas etapas”, explica.

Confira os quatro truques baseados nos dados do relatório que pode usar para planear o seu dia e conquistar mais clientes.

1. Contacte por telefone os clientes entre as 10h00 e as 11h30
O relatório concluiu que um representante de vendas deve fazer aproximadamente 60 chamadas por dia e mostra que as chamadas realizadas entre as 10h00 e as 11h30 recebem as maiores taxas de resposta, pelo que a probabilidade dos clientes responderem à tarde é baixa.

Portanto, aproveite ao máximo as suas manhãs, adapte os seus dias de acordo com os clientes e agende reuniões durante prazos de resposta baixos, sugere o relatório da RingDNA.

2. Faça telefonemas curtos e flexíveis
Estar ao telefone durante 30 minutos com um potencial cliente não significa que conseguirá uma venda. Os dados da RingDNA mostram que as vendas bem-sucedidas duram aproximadamente 14,3 minutos. Após esse período, as possibilidades e o interesse do cliente diminuem.

Além disso, deve-se procurar um equilíbrio entre o tempo que passamos a falar e o tempo que passamos a ouvir. Mais de 70% dos gestores de vendas que participaram num estudo do Salesforce disseram que ouvir, participar no momento certo e prestar muita atenção aos detalhes são alguns dos factores mais importantes para ter sucesso, de acordo com o relatório da RingDNA

3. Envie e-mails entre as 12h00 e as 15h00
O relatório confirma que as taxas de abertura de e-mail disparam durante os tempos de chamadas mais baixos. O horário principal para enviar e-mails é entre as 12h00 e as 18h00 . No entanto, é às 15h00 que há maior contato entre o vendedor e o cliente.

Neste sentido, a RingDNA aconselha a dedicar a manhã a fazer telefonemas e a enviar todos os e-mails à tarde para obter taxas de resposta elevadas.

4. Crie um esboço dos e-mails que vai enviar
Dmitry Dragilev, fundador do serviço de consultoria JustReachOut.io, revelou ao Business Insider que deve-se criar um esboço dos e-mails para garantir uma resposta. Entre os nove modelos que partilhou, dois deles estavam relacionados com contratos de vendas bem-sucedidos.

Quando entra em contato com potenciais clientes, basta uma simples mensagem de três linhas, o que corresponde a apenas 10 minutos de quem receber o email. Além disso, se estiver a tentar marcar uma reunião com um cliente, explique no email quem é, o que faz e quanto tempo levará a reunião

 

Comentários