Início Artigos de Sérgio Viana
Sérgio Viana

Sérgio Viana

Sérgio Viana é Partner e Managing Director da área de Customer Experience na Xpand IT, onde lidera a definição estratégica e a oferta de uma unidade especializada em criar experiências digitais inovadoras de base tecnológica. A sua equipa atua em áreas como User Experience, Customer-Facing Apps, Core Services e Business Process Transformation, e hoje em dia com um foco especial na área da Inteligência Artificial e das arquiteturas multiagente. É apaixonado pelo desenvolvimento pessoal e melhoria contínua, em particular em temas como gestão de equipas, cultura organizacional e inovação tecnológica. Na vida pessoal, é marido e pai de quatro filhas e um filho, o que torna cada dia uma experiência enriquecedora e inspiradora.

Agentic AI: antes de delegar, defina as suas próprias regras

Há uns anos, falar de automação era sinónimo de scripts, fluxos e regras rígidas para tarefas repetitivas. O objetivo era garantir previsibilidade e eficiência, mantendo sempre as decisões mais importantes nas mãos das pessoas.

IA: Catalisador da reinvenção da cidadania

Vivemos um momento de mudança profunda. A Inteligência Artificial, associada a outras tecnologias emergentes, está a transformar de forma acelerada o mundo do trabalho e a sociedade em geral.

Automação implica auto-conhecimento

Todos concordamos que as empresas precisam de ser mais eficientes, mais ágeis e mais inteligentes. Mas, no entusiasmo por automatizar processos e introduzir Inteligência Artificial, há uma pergunta que muitos líderes esquecem de fazer: Será que conhecemos realmente a forma como a nossa organização funciona?

Como a IA de hoje se tornará obsoleta amanhã

Nos últimos dois anos, a Inteligência Artificial (IA) deixou de ser apenas um avanço tecnológico para se tornar um motor central da transformação digital global. No entanto, os últimos três meses mostraram algo ainda mais impressionante: o ritmo de evolução da IA não está apenas a acelerar  - está a redefinir setores inteiros e a reescrever regras económicas e políticas.

Arquiteturas multiagentes: da teoria à prática

As arquiteturas multiagentes, muito faladas atualmente, não são uma novidade no mundo da tecnologia. Este conceito, com décadas de história, foi criado como uma resposta ao desafio de criar sistemas mais descentralizados e colaborativos. Contudo, durante muito tempo, a sua aplicação prática foi limitada por restrições tecnológicas.

Mudança de perceções potenciada pelo ChatGPT

É hoje em dia improvável encontrar alguém que não tenha ouvido falar do ChatGPT. Lançado no final de 2022, abriu caminho a uma nova vaga relacionada com a Inteligência Artificial, tema recorrente em eventos dos mais diversos setores e com aplicabilidade em várias indústrias.

Lições trazidas do Caminho

Estes últimos anos têm sido extremamente desafiantes para a sociedade, em geral. Depois de uma pandemia global fomos confrontados com uma situação de guerra na Europa que, além da tragédia humanitária que representa, causou uma crise económica de elevada dimensão.

A necessidade de promover e vender de maneira diferente

A presença das empresas no digital é obrigatória desde há vários anos. Claro que o que isto significa, na prática, para cada empresa é bastante diferente. Cada organização define a sua estratégia digital, de acordo com um conjunto de pilares chave que depois são concretizados através de diferentes processos e tecnologia. Pausa… Ou será que não?

Pandemia acumulada

Estamos praticamente a entrar em mais um verão, uma altura por excelência em que todos procuramos descansar e recarregar baterias. Independentemente da forma que as férias de cada um assumem, a verdade é que o objetivo normalmente passa por desligar do dia a dia normal e conectarmo-nos com os nossos, família e amigos, e connosco. E este ano, mais do que nunca, isso parece-me altamente relevante.

Phygital: a fusão do mundo físico com o digital

As fronteiras entre o mundo físico e o mundo digital foram-se, ao longo dos últimos anos, esbatendo fruto da evolução tecnológica a diferentes níveis – e das estratégias definidas por cada empresa.