Início Artigos de Carlos Rocha
Carlos Rocha

Carlos Rocha

Carlos Rocha é economista e atualmente é vogal do Conselho de Finanças Públicas de Cabo Verde e ex-presidente do Fundo de Garantia de Depósitos de Cabo Verde. Foi administrador do Banco de Cabo Verde, onde desempenhou anteriormente diversos cargos de liderança. Entre outras funções, foi administrador executivo da CI - Agência de Promoção de Investimento. Doutorado em Economia Monetária e Estabilização macroeconómica e política monetária em Cabo Verde, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – Lisboa, é mestre em Desenvolvimento Económico e Social em África, com especialização em Política Económica e Desenvolvimento de Negócios, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresas de Lisboa. Detém uma Pós-graduação em Gestão de Negócios no espaço Europeu, pelo South Bank University de Londres, Reino Unido, e uma licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, com especialização em Finanças Corporativas, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresas de Lisboa. Foi Coordenador da primeira edição do mestrado em Administração Pública, da ENG - UniCV e Professor no Curso de Gestão em Marketing (ISCEE). É autor de várias publicações.

O paradoxo dos recursos e da gestão: o efeito Mateus

“Pois ao que tem, mais será dado, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado" (Evangelho de S. Mateus 13:12). Recentemente fiz uma viagem de férias, passando por um total de quatro países — incluindo o país de partida e de regresso — com uma diversidade de paisagens, de recursos, de capacidades, de desafios e em diferentes estágios de desenvolvimento económico e humano.

Síndrome de Dunning-Kruger: o incompetente confiante

Ao longo da minha vida e nos relacionamentos profissionais, sociais e intelectuais, frequentemente me deparo com situações em que as pessoas tendem a superestimar suas próprias capacidades.

Ética e outros valores que perderam valor

Max Weber, sociólogo alemão, escreveu um dos textos mais influentes da sociologia: “A Ética Protestante e o "Espírito" do Capitalismo”. Nessa obra, o autor analisa a relação entre os valores e crenças do protestantismo, e o desenvolvimento do sistema capitalista.

ALICE em dificuldades no país das oportunidades: a economia dos paradoxos

Numa das minhas recentes visitas à barbearia, enquanto aguardava a minha vez, ouvi uma conversa pública entre dois senhores que aguardavam a sua vez para serem atendidos. Por estar próximo, acabei envolvido na conversa quando um deles foi chamado e o outro ficou com a conversa pendurada.

Assimetria de informação no contexto eleitoral

Neste semestre letivo acabei de lecionar a última matéria relativa à disciplina de Microeconomia 2, cujo tema foi a assimetria de informação. Para quem é leigo na matéria, ela não tem relevância nenhuma, mas para os estudiosos é algo muito interessante e que aplicamos no dia a dia, às vezes sem saber.

“Ser ou não ser (resiliente), eis a Fiona”

No último artigo descrevi um acontecimento que surpreendeu pela negativa, ao mostrar como, às vezes, colocamos paixões individuais acima da vida humana, e o mesmo se passa ao nível das organizações.