Zharta capta 4,3 milhões de euros e vai desenvolver plataforma de empréstimos

Com o investimento captado, a Zharta vai desenvolver a plataforma de empréstimos real-time usando NFTs como garantia. O leque de investidores foi diversificado.
Criadora de um protocolo para empréstimos instantâneos garantidos por NFTs, a Zharta, fechou uma ronda seed de 4,3 milhões de euros para acelerar a sua próxima fase de crescimento. Liderada pela Greenfield One, a ronda envolveu também a Shilling.vc e a Possible Ventures, bem como a SpaceShipDao, a UniwhalesDao, a Clever e a Olisipo Way entre outros business angels.
A Zharta vai usar o investimento para continuar a desenvolver o produto, R&D, vendas e marketing, de forma a acelerar a penetração no mercado e expandir os lançamentos na plataforma de empréstimos. Atualmente, a empresa tem disponíveis 20 posições na equipa.
“Queremos criar a melhor experiência, centrada na aprendizagem das necessidades dos consumidores nativos deste mercado emergente, para que um dia possamos expandir o produto para uma audiência maior e conquistar o mercado de massa”, esclareceu Nuno Cortesão, CEO da Zharta e cofundador conjuntamente com Diogo Pires, Nuno Cortesão e Pedro Granate, engenheiros do Instituto Superior Técnico.
Neste momento as coleções que podem ser dadas como garantia dos empréstimos são Doodles, Mutant Ape Yatch Club, Bored Ape Kennel Club, World of Women, VeeFriends, Cool Cats, Hashmasks, e Pudgy Penguins. No futuro serão adicionadas mais coleções, garantiu o CEO.
A Zharta criou um modelo de empréstimos em tempo real alavancado em Lending Pools e modelos de avaliação, utilizando inteligência artificial, para descoberta de preços de NFTs, a nova classe de ativos digitais suportada pela tecnologia blockchain. Através dos empréstimos de criptomoedas, utilizando NFTs como garantia, a Zharta quer promover a democratização do mercado para o retalho, aumentar a liquidez e opções financeiras sobre estes ativos e tornar-se assim uma peça vital da infraestrutura web 3.0.
Através da sua plataforma, com lançamento previsto para o final do verão, a Zharta prevê facultar o acesso ao capital para os nativos de DeFi e NFTs através dos seus três pilares: simplicidade, orientação à experiência (UX-Centric) e confiança.