Tem a certeza de que conhece bem o seu público-alvo? Siga estes cinco conselhos.

Até que ponto conhece o target da sua marca? É frequente cometer-se o erro de não usar informação suportada em dados para conseguir ligar os pontos entre a empresa e os consumidores. Para o ajudar a encontrar  o seu público-alvo, siga estes conselhos.

Muitos gestores de marca presumem que conhecem bem o seu público-alvo. E podem até ter uma imagem clara do tipo de pessoa que estão a tentar atingir com todas as suas estratégias de publicidade e de marketing. Mas nem sempre essa imagem é a correta.

Para alcançar o target e o motivar a aderir/fazer uma compra, há que garantir que o conhecimento sobre o mesmo é preciso. Qualquer discrepância entre o que se tem em mente e o público-alvo em si pode resultar no fracasso de todo o trabalho direcionado para esse mesmo target. Neste sentido, a Entrepreneur sugere alguns passos para entender melhor o seu público-alvo e começar a ajustar as suas campanhas em consonância.

1.Pense no seu target
O primeiro passo a dar é fazer um brainstorm/pensar no que já sabe sobre o seu público-alvo. Pense nas características que partilham todos os indivíduos com maior probabilidade de adquirir os seus produtos/serviços. Estão na mesma faixa etária? Qual é o cargo que ocupam; e o salário que recebem? Deve olhar também para os desafios, necessidades e objeções comuns que este grupo de pessoas pode enfrentar na vida.

Uma ótima dica é olhar para o público-alvo da concorrência: como se diferencia do seu? Examine a informação com base em dados utilizando ferramentas para entender o funil e como pode aproveitar esses dados para incorporar a sua USP (Unique Selling Proposition) e se redirecionar.

2.Aproveite os brand trackers
Use um brand tracker para obter dados mensuráveis ​​e acionáveis ​​junto do seu público. Estes dados podem fornecer várias – mas específicas – perceções. Por exemplo, rastrear o awareness da marca dirá o que o seu público-alvo ideal sabe ou não sobre si. E acompanhar a consideração de marca mostra se o target equacionaria usar a sua marca. Pode ainda verificar estes dados nos seus concorrentes e comparar o desempenho da sua marca com as deles.

Pode até descobrir que este não é o melhor público-alvo para si. Ao aprofundar todos os dados de brand tracking, pode deparar com novos públicos que de outra forma não teria tido em conta. Certifique-se de que escolhe um brand tracker que rastreia nichos.

3. Desenvolva uma persona
É boa ideia criar uma persona do membro-tipo do seu target. São tantos os benefícios nas personas, por que não as usar? Por exemplo, se tem como alvo os millennials, vá além das ideias genéricas/estereótipos e pense mais sobre para quem está a vender. Se concluir que as mulheres da geração Y a viver em áreas urbanas e que trabalham em tecnologia compram o seu produto mais do que qualquer outra pessoa, então as suas características definidoras devem ser as da sua persona.

Depois de criar uma persona, é importante que informe a sua equipa. Para os manter no mesmo caminho no que diz respeito ao trabalho estratégico, todos precisam de ter como alvo a mesma persona.

4. Comece a segmentar
Agora que sabe a quem se direciona, comece a tentar alcançá-los. Para atingir o seu público, concentre esforços nos canais que este utiliza com mais frequência.

Se sabe que o público-alvo passa muito do seu tempo online no Twitter, crie uma campanha para esta rede social. No entanto, se se dirige a um target mais velho, que pode preferir passar as noites em frente à televisão em vez de tweetar, pode pensar em avançar com alguns anúncios para TV.

Pesquisar os canais que o seu público usa ajuda muito – não o fazer pode levá-lo a atirar às cegas e a falhar por completo. E como ajudam as campanhas de marketing a encontrar o público-alvo? Bem, como pode ter a certeza de que é o seu público se não verificar se funcionam? E não se esqueça:

5. Continue a monitorizar
Já fez a pesquisa sobre o seu público-alvo e começa a alcançá-lo utilizando métodos e os canais adequados. Trabalho feito, certo? Não propriamente. Ok, deu os passos certos para que os consumidores certos vejam o seu marketing. Mas como sabe o que está realmente a acontecer quando os seus anúncios e promoções estão lá fora? Como sabe que estão a contribuir para as suas vendas? – Ao monitorizar o desempenho dos seus esforços de marketing. Pode fazê-lo rastreando as diretrizes e campanhas da sua marca para ter a certeza de que estão a acertar no alvo.

Também é importante notar que o target pode alterar-se ao longo do tempo, pelo que monitorizá-lo é uma tarefa contínua para cada gestor de marca. Desde que faça da monitorização um hábito para a vida, não há risco de ser deixado para trás pela concorrência.

Comentários

Artigos Relacionados