Spe Futuri, Investidores: Conheça os convidados desta semana
João Amaro, Managing Partner da Inter-Risco, e Carlos Palhares, CEO da Mecwide, são os convidados desta semana da oitava sessão de conversas do Spe Futuri, Investidores. É na próxima quinta-feira, 4 de junho, pelas 12 horas. Ricardo Luz conduz a conversa.
Já são conhecidos os próximos convidados da oitava sessão da iniciativa Spe Futuri, Investidores, marcada para dia 4 de junho, às 12h00. Desta vez, o empresário Ricardo Luz vai conduzir a conversa com João Amaro, Managing Partner da Inter-Risco, que possui cerca de 13 anos de experiência em avaliações, transações e projetos de due diligence, quer para empresas de private equity nacionais e internacionais, quer para grupos empresariais, e Carlos Palhares, CEO da Mecwide, uma empresa de serviços de engenharia na indústria metalomecânica especializada no sector de Oil & Gas.
Em cima da mesa voltam a estar temas relacionados com a visão dos convidados sobre a atualidade, nas vertentes social e económica, bem como com o impacto da pandemia causada pelo Covid-19 nos projetos em que estão envolvidos e no ecossistema empreendedor nacional.
Espera-se um momento de partilha de experiências entre os convidados, disponível nas redes sociais do Link To Leaders (Facebook, YouTube e LinkedIn).
Esta é a oitava sessão de conversas com investidores e empreendedores realizada no âmbito da iniciativa Spe Futuri, Investidores, um projeto Link To Leaders em parceria com o empresário Ricardo Luz.
A primeira Conversa Spe Futuri, Investidores contou com a presença de António Murta, fundador e CEO da Pathena, e Renato Oliveira, fundador e CEO da eBankit, a segunda de João Brazão, CEO da Eureekka e business angel, e João Marques da Silva, CEO da CateringAssiste, a terceira com Francisco Horta e Costa, managing director da CBRE, e Ricardo Santos, CEO da start-up Heptasense, a quarta com João Arantes e Oliveira, fundador e partner da HCapital Partners, e Nuno Matos Sequeira, diretor da Solzaima, a quinta com Tim Vieira, CEO da Bravegeneration, e Pedro Lopes, fundador da Infinitebook, a sexta edição com Luis Manuel, diretor executivo da EDP Innovation, e Carlos Lei Santos, CEO e cofundador da HypeLabs, e a sétima edição António Miguel, fundador e CEO da MAZE, e Guilherme Guerra, fundador e CEO da Rnters.
João Pontes Amaro é Managing Partner da Inter-Risco desde 2014. Integrou no projeto da Inter-Risco em 2010, após cerca de 13 anos de experiência em avaliações, transações e projetos de due diligence, quer para empresas de private equity nacionais e internacionais quer para grupos empresariais.
João Amaro é membro dos comités de investimento do Fundo Inter Risco II e do Fundo Inter Risco II CI, e presidente do conselho de administração de várias das participadas dos fundos geridos pela Inter Risco.
Anteriormente foi Partner de Corporate Finance na Deloitte durante 2 anos, depois de 6 anos como Diretor de Corporate Finance e 4 anos como Auditor na PricewaterhouseCoopers em Portugal. Durante 2 anos, foi ainda analista sénior na Morgan Stanley na área de Equity Research.
Possui uma licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e uma pós-graduação de Gestão do Risco e Derivados pela Universidade Católica Portuguesa.
Carlos Palhares iniciou a sua carreira em 1995 na indústria automóvel, onde ocupou posições de destaque em grandes fornecedores de componentes, tal como a Lear Corporation, Yazaki e Simoldes. Ocupou desde as funções técnicas às de maior relevância na direção e gestão de topo destas empresas, com experiências internacionais no arranque de grandes unidades fabris.
Em meados de 2004, Carlos iniciou a sua atividade empreendedora, adquirindo uma participação da Suleve, uma pequena empresa Nacional na Indústria Automóvel. Transformou uma PME Portuguesa com cerca de 100 colaboradores e prejuízos relevantes numa empresa rentável, com mais de 500 colaboradores e cerca de 20 milhões de euros de vendas e com unidades fabris em 3 países. Acaba por vender a sua participação ao Grupo Delfingen e manteve-se na Administração até Outubro de 2010, com lugar no Comité de Direção do Grupo Francês.
Em fevereiro de 2009 iniciou um novo projeto empresarial – a Mecwide, dedicada aos serviços de manutenção, construção e reparação industrial metalomecânica. A Mecwide é uma empresa com um volume de negócios de 53,45 milhões de euros, com presença em vários países e já com cerca de 1000 colaboradores.
Fundou em 2016 a MUB CARGO, sediada na Startup Braga, tendo fechado uma primeira ronda de investimento com uma avaliação de 2 milhões de euros. Em 2020 adquire parte do Feel Viana Sport Hotel.
Carlos Palhares é formado em Engenharia de Instrumentação Industrial, tem um MBA no Porto Business School e várias outras formações de gestão na PBS, CWC Energy em Londres, IMD na Suiça e IE em Madrid.