Espanhola Demium Capital investiu 2,1 milhões em start-up portuguesas em 2022

18 start-ups portuguesas de setores como serviços financeiros, saúde, educação, gaming e inteligência artificial receberam investimento este ano da empresa de venture capital espanhola Demium Capital.

A Demium investiu, este ano, em Portugal 2,1 milhões de euros em 18 start-ups de setores como serviços financeiros, saúde, educação, gaming e inteligência artificial. A nível global, a empresa espanhola de venture capital investiu 7 milhões de euros em 49 start-ups.

O Think Bigger Fund I, o primeiro fundo da Demium Capital, empresa venture capital pertencente ao grupo Demium (anteriormente chamado Think Bigger Capital), vai fechar o ano de 2022 com um volume de investimento próximo dos 7 milhões de euros e alcançando os 15 milhões de euros de investimento acumulado nos seus dois anos de vida, anuncia a empresa em comunicado.

O número de start-ups globais investidas, em 2022, foi de 49, somando um total de 122 nos dois anos. A estas start-ups juntam-se mais sete, cujas operações já estão aprovadas, mas o investimento apenas será realizado em 2023.

Em Portugal, foram investidos cerca de 2,1 milhões de euros – 1,2 milhões de euros em 2021 e 930 mil euros em 2022 – em 18 start-ups. Em 2022, a empresa investiu em start-ups como a Flagger, um verificador de imagens digital que proporciona um mundo digital fiável, a Orbitas, plataforma analítica que atua como Cientista de Dados Artificial, e a Flair, a nova assistente para Google Meets e Zoom, que ajuda as empresas a analisarem e transcreverem as chamadas de vídeo, entre outras.

No que toca aos setores de atividade, no top 5 de investimento da Demium Capital estão os serviços financeiros e a saúde, ambos com 12% do total, seguindo-se a educação (9%), gaming (5%) e a inteligência artificial (5%). Por distribuição geográfica, 15 % das start-ups investidas estão ligadas ao hub da Demium em Lisboa, 19% a Valência, 18% a Madrid, 15% a Barcelona, 15% a Málaga e 9,5% aos seus hubs na Europa de Leste.

“O objetivo da Demium Capital é aumentar as oportunidades de coinvestimento em rondas de seed e pre-seed, uma vez que desta forma as start-ups podem ter maior liquidez para continuar a avançar no seu projeto e alcançar a validação externa do seu modelo de negócio. A ideia é chegar a acordos com outras venture capital, a fim de duplicar as possibilidades de coinvestimento”, avança a empresa espanhola.

Desde a sua criação em 2020, a Demium já investiu cerca de 15 milhões de euros em 122 start-ups..

Comentários

Artigos Relacionados