Conheça os investidores em projetos seed mais ativos na Europa

São 10 os investidores que estão a dinamizar os investimentos seed na Europa. A seleção é da Sifted, com base em dados da Dealroom.

Conseguir atrair investimento para pôr em marcha projetos que ainda estão na fase seed é a meta de qualquer start-up e empreendedor que quer acelerar seu modelo de negócio para lançar um produto ou serviço. Na maioria dos casos a tarefa não é fácil, mas ainda há muitos investidores, no caso europeus, interessados em apoiar projetos inovadores a darem o salto necessário para chegar ao mercado.

Com base nos dados da Dealroom, a Sifted listou, até agosto deste ano, aqueles que considerou serem os 10 investidores, em fase seed, mais ativos no continente Europeu. Alguns deles, refira-se, também investem noutras fases da vida dos projetos.

Seedrs
É uma plataforma de crowdfunding que disponibiliza capital a start-ups na fase seed, e não só, já que também ajuda projetos da série D a alcançarem os seus objetivos de financiamento.

Até agosto somava 32 negócios na fase seed. Entre os seus investimentos mais bem sucedidos estão a Jarvo, uma plataforma escocesa de gestão de espaço de trabalho; a Laka, uma insurtech londrina; e a Oddbox, uma empresa do Reino Unido que gere um serviço de subscrição para frutas e vegetais excedentários.

Bpifrance
Tem dezenas de fundos, pequenos e de longa data, a que as start-ups se podem candidatar. A Bpifrance está focada ecossistema tecnológico francês, apoiando os seus empreendedores. Por isso, a maioria dos seus investimentos são em empresas sediadas em França, mas também faz alguns investimentos noutros países europeus, bem como nos Estados Unidos. Este ano já soma investimentos em 25 negócios. A Ada Tech, escola de programação para mulheres; a Mayday, uma empresa sediada em Paris que tem um assistente inteligente para o atendimento ao cliente;  a UMIAMI, outra start-up parisiense que produz uma alternativa alimentar ao frango à base de plantas, foram algumas das duas apostas.

Kima Ventures
Com sede em Paris, a Kima Ventures é o braço de investimento do bilionário francês das telecomunicações Xavier Neil. Até agora realizou 24 investimentos. Entre os mais relevantes estão a Cera, uma plataforma londrina de cuidados para idosos, a Sorare, um jogo virtual baseado em NFT; e a PayFit, uma fintech unicórnio francesa.

Speedinvest
As equipas de investimento da Speedinvest estão focadas nos setores de deeptech, fintech, saúde, tecnologia industrial, mercados e consumidores e empresas SaaS e infraestruturas. Disponibiliza investimentos de até um milhão de de euros para empresas pre-seed e três milhões para empresas no estágio seed.

Este ano já registou cerca de 22 negócios. A TIER, uma aplicação alemã de aluguer de motos e bicicletas, Bitpanda, uma start-up austríaca de negociação de criptomoedas, a Wefox, uma plataforma insurtech sediada em Berlim, são exemplo de alguns dos investimentos mais notáveis da Speedinvest.

Y Combinator
Até agora a Y Combinator já registou 19 investimentos em projetos na fase seed na Europa. Contudo, não descura empresas em qualquer fase e de qualquer área. Globalmente, faz investimentos nos Estados Unidos, na Índia e Reino Unido, entre outros países.

Duas vezes por ano, o Y Combinator investe 500 mil dólares em cada empresa que é aceite no seu acelerador de start-ups.  Alguns dos seus investimentos mais conhecidos são, por exemplo, a Noloco, uma plataforma irlandesa que cria apps, a Planet A Foods, uma empresa alemã que fabrica chocolate 100% sem cacau; e a Bemlo, uma plataforma de Estocolmo.

Seedcamp
Com sede em Londres, este é talvez um dos investidores mais conhecidos da Europa e não aposta em nenhum setor em particular. Este ano, já concretizou 18 investimentos em fase seed.

High-Tech Gründerfonds 
Tecnologia digital e industrial, ciências da vida, química e áreas de negócio relacionadas são o target privilegiado dos investimentos deste VC alemão. 15 foram os investimentos que realizou em 2022.

SFC Capital
Este investidor londrino centra-se, sobretudo, em start-ups early stage instaladas no Reino Unido. Realizou 14 investimentos.

Haatch 
Constituída por ex-fundadores, a equipa da Haatch interessa-se por empresas de fase de pré-seed e seed. Segundo a Dealroom, grande parte dos seus investimentos são realizados no Reino Unido. Este ano fez 14.

Vitosha Venture Partners
Também com 14 investimentos realizados, este fundo da Bulgária aposta em empresas early-stage e growth-stage instaladas no país ou relacionadas com a Bulgária. Do seu portefólio de investidas constam nomes como a regtech Omnio, a energytech TokWise ou a fintech FidU Trade, entre muitas outras.

Comentários

Artigos Relacionados