Lisboa tem a partir de hoje Gaming Hub para impulsionar indústria de videojogos

A comunidade de gaming conta a partir de hoje com um novo hub em Lisboa. Chama-se Gaming Hub e é uma inciativa da Câmara Municipal de Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa.
O Gaming Hub é o primeiro hub de inovação a ser inaugurado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Unicorn Factory Lisboa, como parte da estratégia da cidade de criar comunidades e hubs focados na inovação em áreas de forte crescimento. Este hub tem como objetivo fomentar o crescimento da indústria de videojogos – que vale hoje 365 milhões de euros, de acordo com uma previsão do Statista Market Insights -, promovendo sinergias entre start-ups, investidores e empresas multinacionais, e acolhendo novos programas de aceleração e incubação de empresas.
O Gaming Hub é lançado em parceria com a Fortis Games e conta ainda com parceiros como a Maleo, empresa de gestão de espaços de escritório, e a APVP (Associação de Produtores de Vídeojogos Portugueses), em representação das empresas portuguesas do setor.
”Hoje iniciamos mais uma etapa na estratégia da Unicorn Factory Lisboa. Já temos a sede do projeto no Beato, que junta todas as indústrias e áreas, e agora estamos a criar novas centralidades na cidade, desenvolvendo centros de inovação altamente especializados em indústrias onde sabemos que Lisboa se pode destacar a nível internacional. É mais uma prova do dinamismo e da força deste projeto tão importante para a economia da cidade: as empresas da Unicorn Factory Lisboa estão a criar 10.000 postos de trabalho na cidade! Espero que muitos profissionais, sobretudo jovens, possam encontrar aqui essas novas oportunidades”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
O Gaming Hub localiza-se na Avenida da República em Lisboa num dos espaços da Maleo. “O Gaming Hub vem também posicionar a zona do Saldanha como o novo Innovation District de Lisboa, onde já estão localizados o Técnico Innovation Center, centro de inovação do Instituto Superior Técnico inaugurado recentemente, e a Fintech House, incubadora de start-ups na área financeira”, explica a Unicorn Factory em comunicado.
Ainda segundo a plataforma de programas e hubs de apoio a start-ups e scaleups, “o Gaming Hub foca-se na capacidade de escala das start-ups e estúdios e na criação de sinergias entre todos os mentores, investidores e outras empresas do setor”.
Dividido em dois pisos, o novo espaço contempla 13 salas privadas e 12 espaços de coworking, com a presença da Fortis Games como âncora, que ocupa um dos pisos por completo, e várias organizações como a OnTop Studios, estúdio português de videojogos, o GameDev Técnico, grupo de estudantes universitários composto por 50 alunos de faculdades que se dedicam ao desenvolvimento de videojogos, e mais de 18 membros em formato virtual como a Volt Games, a Infinity Games e a Didimo. O projeto conta já também com a associação a empresas de capital de risco.
Dentro desta nova estratégia de especialização, a Unicorn Factory revela ainda que está já a preparar novas comunidades e centros de inovação em áreas de elevado crescimento, como o AI, Web3 e XR, tendo sido já sido assinados acordos de colaboração com organizações ativas em cada um destes verticais.