Bac3Gel e C-mo Medical Solution entre vencedores do EIT Health InnoStars Headstart

O EIT Health InnoStars Headstart 2020 distinguiu oito start-ups, duas das quais são portuguesas. Os projetos escolhidos vão receber um reforço de 10 mil euros.

O EIT Health já anunciou, no evento digital Bio-Europe, os vencedores de uma das suas principais competições na área da saúde, o EIT Health InnoStars Headstart. Foram dez os projetos escolhidos para receber um novo reforço financeiro: duas equipas oriundas de Portugal, 5 projetos italianos, 1 equipa, da Hungria, Polónia e Roménia, todos com projetos que pretendem melhorar o setor da saúde.

As equipas nacionais são a Bac3Gel, que desenvolveu um substrato universal para cultura de bactérias que permite gerar infeções humanas in vitro e auxiliar no desenvolvimento de novos antibióticos, e a C-mo Medical Solutions que responde a uma necessidade clínica relevante com um dispositivo de monitorização de tosse, que fornece uma avaliação abrangente dos padrões distintos de tosse de um paciente.

As equipas italianas vencedoras são IMMAGINA BioTechnology S.r.l., Kyme NanoImaging srl, SYNDIAG S.R.L., Mysurable LTD e a Allelica S.r.l..; a equipa da Hungria é a Sineko Global Kft., e da Polónia a  Lorton Investments Sp. z o.o.

Inês Matias, Business Creation Manager da EIT Health InnoStars, revelou que este ano “recebemos três vezes mais candidaturas de países europeus considerados inovadores moderados ou modestos. Em muitos casos, o nível de maturidade e a preparação tecnológica dessas equipas é de classe mundial. Todas as 15 empresas estão no rumo certo para ajudarem os profissionais de saúde a entregarem um melhor diagnóstico e tratamento aos pacientes. Estas dez equipas acabam de receber um apoio extra para acelerar a sua entrada no mercado”.

Este ano, o EIT Health apoiou 89 soluções europeias inovadoras na área da saúde, como resultado do programa acelerador EIT Health Headstart. Destas, 15 equipas são oriundas de regiões classificadas como inovadoras moderadas e modestas, principalmente da Europa Central, Oriental e do Sul (de acordo com o European Innovation Scoreboard). Todas as 15 equipas semifinalistas receberam 40 mil euros para continuar a desenvolver as suas inovações e as dez escolhidas mais 10 mil euros, o que lhes permitirá reduzir o tempo de colocação no mercado dos seus produtos e serviços de saúde.

Comentários

Artigos Relacionados