Concurso BoostUp desafia start-ups pan-europeias com soluções para a indústria

A competição pan-europeia para start-ups procura soluções que possam cooperar com grandes empresas. As candidaturas podem ser efetuadas até ao final de julho.

O BoostUp! é um concurso pan-europeu para start-ups com soluções que revelem a sua aplicabilidade no setor industrial, seja através de um projeto piloto ou de uma prova de conceito que demonstre a validade de sua tecnologia.

A competição está focada concretamente em start-ups com soluções que se enquadrem num dos parâmetros da EIT Manufacturing, comunidade de inovação e conhecimento industrial do European Institute of Innovation and Technology (EIT). Por exemplo, sistemas de produção flexíveis para uma indústria competitiva; economia circular e indústria verde; soluções digitais e colaborativas para ecossistemas industriais inovadores; e human-machine co-working para uma indústria socialmente sustentável

O objetivo é pôr em contacto os stakeholders europeus focados no setor industrial com o ecossistema de inovação de forma a acrescentar valor aos produtos e serviços que comercializam e inspirar o desenvolvimento de um setor industrial global mais competitivo e sustentável. Entre os vários critérios de elegibilidade para participar, a start-up tem de estar estabelecida pelo menos desde 2017.

Do total de candidaturas serão escolhidos oito finalistas que apresentarão os seus pilotos ou provas de conceito na final. A grande final do concurso está marcada para outubro, em Atenas. Serão premiadas até oito start-ups que receberão 20 mil euros e um conjunto de serviços para as apoiar em campanhas de financiamento e acesso a novos mercados. Serão ainda entregues prémios, de 5 mil euros, às start-ups mais inovadoras de âmbito regional, assim como ao top de líderes femininas.

Esta é a quinta edição do BoostUp!, um programa que já resultou no apoio direto do EIT Manufacturing a várias start-ups, desde a apresentação a clientes, assistência em financiamento e, em alguns casos, apoio direto.

Comentários

Artigos Relacionados