Católica Porto Business School debate impacto do colapso do Silicon Valley Bank na banca

O Seminário Sillicon Valley Bank: Lessons Learned realiza-se a 24 de maio, pelas 17h00, nas instalações da Católica Porto Business School. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.
Silicon Valley Bank: Lessons Learned é o tema do próximo seminário da Católica Porto Business School, que terá lugar a 24 de maio e que vai juntar académicos, executivos e consultores da área da banca.
“Procurar-se-á fazer uma comparação com os bancos do sistema financeiro Português, analisando as dimensões regulatórias no que respeita ao tratamento da carteira de ativos e da carteira de depósitos, percorrendo também o tema da gestão do risco reputacional. O evento é gratuito, mas requer inscrição prévia”, explica a instituição de ensino em comunicado, referindo que será analisado em detalhe o caso do Silicon Valley Bank, percorrendo a sua recente evolução e os factos que conduziram à sua falência ordenada.
Gonçalo Faria, associate dean da Católica Porto Business School, explica que “neste seminário procuramos juntar personalidades com forte experiência em diferentes dimensões que um caso como o do Banco Silicon Valley encerra, com o intuito de fazer uma análise completa e objetiva de um caso tão surpreendente e conseguirmos retirar algumas lições”.
Para António Ramalho, Industry Fellow na Católica Porto Business School e cocoordenador do curso de Banca para Empresas, será muito importante “debater este caso, que já não é o único nos últimos meses. E decifrar o que pode ser feito para evitar situações idênticas, nomeadamente nos bancos que integram o sistema financeiro Português.”
Após a abertura da sessão, assegurada por Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business, Gonçalo Faria introduzirá o tema “O Caso Silicon Valley Bank: Um caso surpresa?”. Já António Ramalho vai falar sobre “A gestão do Risco Reputacional, Comunicação e Transparência”.
Luís Barbosa, partner da PwC, vai abordar “A Gestão do Risco de Taxa de Juro e a sua contabilização: Fair Value versus Amortized Cost”. “A gestão do Risco de Concentração de Passivo”, é o tema abordado por Rui Fontes, Board Member do Novobanco (Chief Credit Officer). Por último, a sessão encerra com a intervenção de Luís Costa Ferreira, Head of Banking Prudential Supervision Department do Banco de Portugal, que abordará as conclusões e ‘lessons learned’.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.