Desde 2014 que integro o Board da EBAN - European Business Angel Network, actualmente em representação da Invicta Angels - Associação de Investidores Early-stage do Norte de Portugal, tendo este ano sido reeleito para um novo mandato, agora como vice-presidente.
Recentemente, e pela segunda vez, participei no Dubai Airshow, junto com delegados de quase 100 países e mais de 120.000 visitantes, neste que é um dos eventos mais importantes da indústria aeroespacial.
Tudo começou em 2020, tempos em que “batia forte a pandemia”. Para afastar os “maus espíritos”, decidi então escrever, aqui no Link to Leaders, um artigo a que dei o título de "Spe Futuri" (Esperança para o Futuro).
Em representação do Invicta Angels fui, em outubro, (re)eleito Board Member da EBAN, para 2022-24. Tendo tido contacto com a EBAN em 2007, desde 2010 venho estando presente nos seus principais eventos, em especial nos Congressos organizados anualmente em diferentes cidades europeias. Fui, inclusive, “catalisador” e chairman do EBAN Congress PORTO 2016. Encheu-me de alegria contribuir para que o principal evento da EBAN se realizasse na minha cidade, o Porto.
Como português que sou, creio partilhar de defeitos e qualidades que nos caracterizam. É sabido que quando se juntam dois portugueses, facilmente acabam a concordar com os males que nos afligem. Já concordarem com as soluções para os resolver será bem mais difícil!
A Humanidade, perdoem-me a soberba, avança mesmo se aos tropeções. Umas vezes rapidamente, outras após retrocessos, pequenos ou maiores, mas avança. Há quem diga que avança imparável para a sua destruição, mas há quem - como eu - acredite que, apesar de tudo o que de mau vai acontecendo nos entretantos, avança para melhor.
A construção, responsável por 9% do PIB da União Europeia, representa um mercado de € 2 triliões e emprega 18 milhões de pessoas. É, porém, um dos sectores menos digitalizado, com quase estagnação da produtividade nas últimas duas décadas, crescendo apenas 1% - uma fração da melhoria em outras indústrias tradicionais - de acordo com dados da Comissão Europeia.
Ultimamente gente boa, sempre preocupada com a “igualdade”, vem propondo a criação de (mais) impostos, o último sobre os teletrabalhadores, em especial sobre “a Burguesia do Teletrabalho”. Logo muitas vozes bondosas se condoeram, até mesmo a boa gente (sem ironia) do “Governo Sombra”, desde os mais “marxistas” passando pelo conservador até ao “liberal”. Todos acharam boa a ideia, ou pelo menos uma ideia sobre que valeria a pena reflectir.
A bandeira é azul e branca, cores de um Porto Liberal! O F. C. Porto tornou-se nos últimos 40 anos um clube de enorme sucesso, a nível nacional e europeu, em especial se tivermos em conta o seu orçamento e potencial de partida face aos resultados obtidos.
Esperança no futuro! Sim, sempre! Em situações graves em que nós e, principalmente, aqueles que amamos estão em risco e sentimos medo. E ainda bem que assim é. Significa que nos preocupamos com o bem-estar e com a vida dos nossos.
Estive recentemente no Dubai e na Índia (bem, numa ínfima parte desta!...). Dois mundos distintos, entre si e cada um deles do que é hoje Portugal. Duas realidades de um mesmo mundo. Cada vez mais conectado!
Américo Amorim (1934-2017), Alexandre Soares dos Santos (1935-2019) e Belmiro de Azevedo (1938-2017) representam o melhor que Portugal produziu em termos empresariais. São três das, senão mesmo as três maiores referências do espírito empreendedor português das últimas décadas.