Início Artigos de Carlos Carvalho
Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho, 40 anos, assumiu o cargo de presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) em julho de 2024, mas desde 2020 que integrava a direção nacional da associação, como diretor nacional Norte. Foi vice-presidente, e da FIJE - Federación Iberoamericana de Jóvenes Empresarios, onde é atualmente vice-presidente Ibéria. Em representação da ANJE, integra a administração não-executiva do IET – Instituto Empresarial do Tâmega e é membro do Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Norte (NORTE2030). Estudou engenharia, mas foi na gestão que aprofundou conhecimentos, tendo realizado uma pós-graduação na Universidade de Liverpool, onde também desenvolve mestrado na mesma área. É sócio e CEO da empresa tecnológica Adyta e recentemente foi também cofundador da Plat4Ai, uma start-up tecnológica que desenvolve projetos baseados em inteligência artificial.

Banco de Fomento não pode falhar

O Governo anunciou a refundação do Banco Português de Fomento (BPF). Na verdade, a instituição criada em 2020 para encontrar soluções de financiamento, de garantias e de capital para as empresas já conheceu várias vidas. Daí que o ministro da Economia, Pedro Reis, admita que “a expectativa é elevada. Não há espaço para errar”.

A importância da felicidade

O conceito de felicidade é, como sabemos, difuso e impreciso. A sua definição varia em função das culturas e dos povos, havendo um ponto de vista ocidental e outro oriental. Não há, portanto, uma visão universal e rígida da felicidade. Mas sabemos que está associada a um sentimento de bem-estar, contentamento, equilíbrio e harmonia.

Continuar a crescer lá fora

Até ao processo de ajustamento desenhado pela troika, o modelo de desenvolvimento da economia portuguesa assentava na procura interna. Em 2008, o peso das exportações no PIB estava abaixo dos 30% e as empresas exportadoras constituíam apenas 8% do tecido empresarial nacional. Acresce que, nesse mesmo ano, as vendas ao exterior representavam somente 35% dos negócios das empresas.

Valorizar as lideranças

Houve, nas últimas décadas, um salto significativo na qualificação dos empresários e gestores portugueses, com reflexos muito positivos na produtividade, competitividade e crescimento do nosso tecido empresarial.

Desafios de um ecossistema em crescimento

Portugal conta já com perto de 5.000 start-ups, que representam um volume de negócios combinado de 2.602 milhões de euros e 1,4% do total das exportações nacionais em 2023.

A vida e a morte das empresas

Quando uma marca se confunde com o produto ou serviço, talvez tenha alcançado a eternidade. É o caso da norte-americana Tupperware, que, apesar de declarada insolvente, vai provavelmente continuar a identificar os recipientes de plástico onde guardamos os alimentos.

Ensino em linha com a transição digital

A tendência já vinha de trás, mas é agora consolidada pelos resultados da primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior. Os cursos nas áreas tecnológicas têm cada vez maior atratividade em Portugal e, por isso, registaram as médias de entrada mais elevadas.