Volkswagen Digital Solutions aposta em jovens graduados

O programa de trainees da Volkswagen Digital Solutions foi desenhado para integrar recém-graduados no mercado de trabalho e arranca já em setembro.

A Volkswagen Digital Solutions (VWDS), hub tecnológico do Grupo Volkswagen em Portugal, que reúne uma equipa de profissionais focados na inovação e desenvolvimento digital, abriu vagas para a Junior Academy, um programa com início previsto para 5 de setembro, e que vai receber jovens graduados que procuram trabalhar com soluções, produtos e tecnologias inovadoras.

As candidaturas para a Junior Academy, concretamente para as posições de IT Service Analyst, Software Developer e DevOps Engineer já estão abertas. Os jovens selecionados integrarão as equipas das três tech units da tecnológica: Application Management Services (AMS), que faz o suporte aplicacional de várias marcas e desenvolvimento de software para o Grupo Volkswagen; a MAN Digital Hub (MDH), que desenvolve produtos digitais para as áreas de logística, transportes e veículos comerciais da Marca MAN Truck & Bus; e o Software Development Center (SDC:LX), que desenvolve produtos digitais centrados no utilizador.

Maria Inês Pereira, responsável de Recursos Humanos da Junior Academy, explicou que “o programa tem uma valência dupla de inserção profissional e atração de perfis mais jovens, mas também ao nível da retenção de talento. Ao envolver os trabalhadores através da mentoria, criam-se relações profissionais fortes e confere-se uma responsabilidade acrescida às equipas de acolhimento dos trainees ao acompanharem o seu desenvolvimento profissional, que acredito que faz toda a diferença numa dinâmica de integração. Assim, tanto os trabalhadores mais antigos como as novas contratações sentem-se envolvidos em projetos transversais da empresa, o que contribui para um menor turn over (rotatividade).”

Refira-se que o processo de seleção passa por três fases: speed interviews com a equipa de recursos humanos, dinâmicas de grupo e, por fim, uma última entrevista relacionada com a função a desempenhar e o fit do candidato.

Como parte da agenda de acolhimento, é atribuído um mentor por trainee para acompanhar o processo de integração e aprendizagem, uma solução que se apresenta como eficaz para o desafio da escassez e retenção de talentos de IT.

Comentários

Artigos Relacionados