Sword Health levanta 40 milhões de dólares e apresenta uma solução de saúde mental

A ronda foi liderada pela General Catalyst e teve a participação de cinco investidores portugueses. A Sword Health irá acelerar a evolução do seu modelo de AI Care e apresentar a Mind, uma solução de saúde mental.
A Sword Health acaba de anunciar a conclusão de uma ronda de investimento de 40 milhões de dólares, elevando a sua valorização para os 4 mil milhões de dólares. A General Catalyst liderou a ronda que contou ainda com a participação da Khosla Ventures, Comcast Ventures e dos investidores portugueses Lince Capital, Oxy Capital, Armilar, Indico Capital e Shilling.
“Na General Catalyst, apoiamos empresas que impulsionam mudanças significativas na área da saúde, e acreditamos que a Sword Health está na vanguarda dessa transformação”, afirmou Chris Bischoff, diretor executivo da General Catalyst e membro do conselho da Sword.
O valor angariado servirá para acelerar a estratégia de fusões e aquisições da Sword, apoiar a expansão global e reforçar o desenvolvimento contínuo de modelos de IA em todas as principais áreas dos cuidados de saúde.
A par deste reforço financeiro, o unicórnio português revela também uma solução focada na saúde mental – o Mind – que combina inteligência artificial (IA) e especialistas clínicos para garantir o acesso aos melhores cuidados de saúde mental, transformando a terapia conversacional pontual num modelo proativo, com acompanhamento contínuo e personalizado.
“Ao combinar IA sofisticada e expertise clínica humana, a Sword está a reinventar totalmente os cuidados de saúde – desde o tratamento da dor física até à solução anunciada hoje, focada na saúde mental – expandindo o acesso, melhorando os resultados clínicos e reduzindo os custos a nível global”, frisou ainda o responsável da General Catalyst.
O lançamento do Mind marca a expansão da plataforma de AI Care da Sword para a área da saúde mental e dá resposta a um dos maiores desafios dos dias de hoje: o acesso a cuidados eficazes e de alta qualidade.
“Transformámos a prestação de cuidados de saúde desde o zero, substituindo um modelo centenário e intensivo em recursos humanos por IA que elimina barreiras ao acesso a cuidados de excelência para todos os que deles precisam”, salientou Virgílio Bento, fundador e CEO da Sword Health.
Através de um modelo proativo e disponível 24 horas, sete dias por semana, o Mind redefine a prestação de cuidados de saúde mental e oferece apoio sempre que os pacientes precisam, não apenas quando têm uma consulta marcada. A combinação da expertise clínica e tecnologia de IA de ponta é a chave para, não só eliminar as barreiras de acesso, como para tornar os cuidados de saúde holísticos, ao conjugar terapia conversacional com uma abordagem biopsicossocial que integra fatores fisiológicos e contextuais.
O Mind incorpora três componentes fundamentais: o Phoenix – o terapeuta de IA da Sword (um agente com IA desenvolvido especificamente para tratar condições de saúde mental de forma abrangente, personalizada e holística); o M-band – cuidados que têm em conta o contexto (um dispositivo que capta o contexto ambiental e fisiológico do paciente, detetando precocemente sinais de depressão e ansiedade, de forma a permitir uma intervenção proativa por parte dos clínicos do Mind); e a equipa clínica – o toque humano no centro (profissionais clínicos de saúde mental trabalham em conjunto com a Phoenix para assegurar o envolvimento e o acompanhamento contínuo do paciente, garantindo que o toque humano permanece no centro dos cuidados de saúde).