Sofre de ansiedade financeira? Doutor Finanças sugere dicas para controlar o orçamento.

Para combater a ansiedade financeira, o Doutor Finanças listou um conjunto de dicas de apoio às famílias.
Numa altura em que a subida das taxas de juros e o custo de vida estão a marcar a atualidade, a ansiedade financeira aumenta nas famílias. Mas nada está perdido. Especialista em finanças pessoais e familiares, o portal Doutor Finanças reuniu um conjunto de estratégias que podem ajudar a controlar o orçamento e a gerir o dinheiro da melhor forma.
Criar um orçamento mensal é uma estratégia fundamental para ter consciência da disponibilidade financeira e das despesas que se vão fazendo ao longo do mês. Depois, convém rever todos os contratos (telecomunicações, energia…), para, assim, tentar reduzir esses encargos fixos. O crédito à habitação é normalmente o contrato com maior peso no orçamento familiar, razão pela qual deve ser dos primeiros a ser renegociado, assim como os produtos que lhe estão associados.
Antecipar o pagamento de dívidas é outra das práticas aconselhadas pelo site. Sobretudo, quando estão em causa créditos em que as taxas de juro são elevadas. Além disso, o uso de cartões de crédito também deve ser evitado, já que, regra geral, também têm taxas de juro elevadas.
Construir um fundo de emergência, para estar preparado para enfrentar imprevistos financeiros, é outra das medidas que pode implementar. A juntar a isto, defina metas de poupança exequíveis e foque-se nesse objetivo.
Por último, é determinante ter alguma literacia financeira e conhecer os temas que têm impacto direto na carteira. Só assim conseguirá fazer uma gestão consciente do seu dinheiro, quer ao nível do endividamento, quer no que respeita aos investimentos.