Shein é a start-up mais bem-sucedida da década

A Shein conta mais de 100 mil empregados e está avaliada em 66 mil milhões de dólares, o terceiro valor mais elevado no estudo The Startup Success Index, criado pela tecnológica Vention.
A Shein é a start-up mais bem-sucedida da década, classificando-se entre as três primeiras em termos de avaliação, perceção pública, crescimento e número de funcionários, segundo o Startup Success Index, da Vention.
Num total de 100 pontos, a marca chinesa teve um total de 87,12. A SheIn conta mais de 100 mil empregados e está avaliada em 66 mil milhões de dólares (61,24 milhões de euros) – o terceiro valor mais elevado no estudo The Startup Success Index, criado pela tecnológica Vention.
A Shein aumentou as suas vendas em 60%, no último ano fiscal, atingindo um volume de negócios de 36,5 mil milhões de dólares, cerca de 34,06 mil milhões de euros, segundo estimativas do mercado citadas pelo jornal El Economista. Com este valor, não só a Shein iguala praticamente a Inditex, que teve um volume de negócios de 35.947 milhões no último exercício, mais 10,4%, como, adianta a publicação espanhola, poderá ultrapassá-la em 2024, com vista ao seu próximo IPO.
Em segundo lugar do The Startup Success Index está a ByteDance, dona do TikTok, que tem a maior avaliação, crescimento e número de funcionários. A OpenAI, criadora do ChatGPT, está em terceiro lugar com a segunda mais avaliação e taxa de crescimento mais significativa.
Segundo Marc Karasu, CMO da Vention, “na última década, muitos sites e aplicações de start-ups surgiram como altamente bem-sucedidas em termos de lucro e domínio mundial. As três primeiras no estudo, Shein, Bytedance e OpenAI, alcançaram um sucesso significativo como start-ups, o que pode ser devido a uma combinação de modelos de negócios inovadores, parcerias estratégicas e tecnologia de ponta”.
O Startup Success Index, dos especialistas em software Vention, analisou uma lista de 1.220 start-ups da CB Insights, em relação à sua avaliação, à perceção pública através do volume de pesquisas, à sua pontuação em termos de crescimento e ao número de colaboradores. Os resultados de cada categoria foram convertidos numa pontuação geral de 100 para determinar o ranking.