Prémios de sustentabilidade ODSlocal abriram candidaturas
A Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSlocal) vai distinguir três projetos nacionais com impacto positivo no avanço da Agenda 2030.
As candidaturas ao Prémio ODSlocal, da Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estão a decorrer até dia 1 de outubro e vão selecionar e distinguir três projetos a nível nacional que sejam fortemente inspiradores, que possuam um elevado potencial de replicação e tenham impacto positivo na Agenda 2030.
Podem candidatar-se entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, e serviços locais de entidades públicas que desenvolvam atividades nas áreas do ensino, saúde, cultura ou de natureza social. As autarquias poderão fazer parte das candidaturas, em parceria com outras entidades, e desde que não sejam as principais promotoras dos projetos.
As candidaturas serão avaliadas pelo impacto mensurável dos projetos, os quais terão de ser de âmbito coletivo, estar alinhados com os objetivos dos ODS e contribuir de forma relevante para as metas de pelo menos três ODS diferentes. Terão de ser também georreferenciáveis e ter estado ativos em Portugal no último ano.
O Prémio ODSlocal vai ser atribuído por um júri que integra a Fundação “la Caixa”, membros da Comissão Científica ODSlocal, um especialista convidado e o coordenador do consórcio ODSlocal, que presidirá.
Os projetos vencedores do Prémio ODSlocal serão anunciados publicamente no âmbito da 5.ª Conferência ODSlocal – sob o tema ‘Partilhar Experiências, Transformar Futuros’ -, marcada para dia 22 de novembro, em Pombal, onde serão apresentadas as diversas iniciativas das autarquias e agentes da sociedade que se destacaram pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável. Além do reconhecimento e notoriedade, o Prémio ODSlocal traduz-se também por um apoio monetário individual aos projetos vencedores que concorrem na categoria ‘Projetos’.
Desde o seu lançamento em 2020 pelo consórcio da Plataforma ODSlocal, este prémio já mobilizou 125 municípios de todo o país e já mapeou mais de 1.247 projetos locais desenvolvidos por vários tipos de entidades e 2.773 boas práticas de autarquias que constam na Plataforma ODSlocal.