Porto está entre as 5 melhores cidades do mundo para andar a pé

Tendo em conta fatores como segurança e qualidade do ar, um estudo revelou o top 30 das melhores cidades do mundo para andar a pé. Em primeiro lugar está Florença, em Itália.

Andar a pé é sinónimo de qualidade de vida e traz diversos benefícios para a saúde, além de ser uma atividade de lazer e também uma das formas preferidas de muitas pessoas para se movimentarem no dia a dia. Mas poucas cidades têm infraestruturas convidativas para os pedestres, aponta o Fórum Económico Mundial. Pensando em destacar os melhores exemplos em todo o mundo, o site de investimentos Insider Monkey elaborou um ranking das cidades mais agradáveis para se andar a pé.

O estudo analisou várias fontes como Tourlane e WalkScore e em seguida mapeou a distância entre as cinco principais atrações turísticas. Além disso, verificou a qualidade do ar e os índices de crime e de segurança. O acesso ao transportes públicos e a limpeza dos locais foram outros dos fatores avaliados. A lista apresenta as 30 melhores cidades.

Europa domina a lista, ocupando os cinco primeiros lugares e com 17 cidades no top 30. Florença, na Itália, conhecida pela sua história renascentista e arquitetura atemporal, lidera o ranking. Riga, a capital da Letónia, ficou em segundo lugar, seguida por Hamburgo (Alemanha), Porto (Portugal) e Madrid (Espanha).

Florença
Riga
Hamburgo
Porto
Madrid
Florença

1. Florença, Itália

Florença lidera a lista como a cidade mais atrativa para andar a pé. Conhecida pela sua história renascentista e arquitetura, os principais marcos da cidade, como a Galeria Uffizi, a Ponte Vecchio, a Piazza della Signoria, a Piazza del Duomo e a Catedral de Santa Maria del Fiore, estão acessíveis a uma curta distância a pé. Outro destaque, segundo o Insider Monkey, é que Florença “prioriza a limpeza, evidente nas suas praças bem cuidadas e nas margens do rio Arno”.

2. Riga, Letónia

Esta capital medieval situada no Mar Báltico é um lugar encantador para pedestres, aponta o estudo. As suas atrações mais populares – a Catedral de Riga, o Mercado Central de Riga, a Casa das Cabeças Negras, o Parque Bastejkalna e o Jardim Vērmanes – estão acessíveis. Além da Cidade Velha exclusiva para pedestres, o Insider Monkey recomenda visitar o bairro, Vecrīga, que foi eleito como Património Mundial da Unesco.

3. Hamburgo, Alemanha

As vibrações marítimas e os locais culturais de Hamburgo, como o Hamburg Dungeon e o Miniatur Wunderland, estão a menos de 3,2 km uma da outra. O eficiente transporte público da cidade e os locais cénicos contribuem para a sua elevada pontuação no estudo.

4. Porto, Portugal

As ruas estreitas de paralelepípedos de Porto e os famosos marcos, como a Ponte Dom Luís I e a Livraria Lello, estão a um raio de 3,5 km. As ruas limpas e os parques bem cuidados da cidade contribuem para a sua pontuação. “A qualidade do ar do Porto é influenciada pela sua localização costeira”, diz o estudo.

5. Madrid, Espanha

Em Madrid, as principais atrações, como o Palácio Real e o Museu do Prado, estão a uma distância de 3,5 km, facilitando a exploração da cidade a pé. A Puerta del Sol e o Parque do Retiro, ambos marcos históricos, são apontados como sítios para se andar a pé, segundo o Insider Monkey.

Conheça as restantes cidades que completam o top 30:

  1. Edimburgo, Escócia
  2. Tallinn, Estónia
  3. Estocolmo, Suécia
  4. Sydney, Austrália
  5. Boston, EUA
  6. Amesterdão, Países Baixos
  7. Liverpool, Inglaterra, Reino Unido
  8. Bordeaux, França
  9. Copenhague, Dinamarca
  10. Istambul, Turquia
  11. Melbourne, Austrália
  12. Praga, República Tcheca
  13. Budapeste, Hungria
  14. Vancouver, Canadá
  15. Bristol, Inglaterra
  16. Reykjavik, Islândia
  17. Munique, Alemanha
  18. Jersey City, EUA
  19. Lisboa, Portugal
  20. Nova Iorque, EUA
  21. Xangai, China
  22. Viena, Áustria
  23. Toronto, Canadá
  24. Montreal, Canadá
  25. Dubai, EAU

 

Comentários

Artigos Relacionados