Porto está entre as 5 melhores cidades do mundo para andar a pé

Tendo em conta fatores como segurança e qualidade do ar, um estudo revelou o top 30 das melhores cidades do mundo para andar a pé. Em primeiro lugar está Florença, em Itália.
Andar a pé é sinónimo de qualidade de vida e traz diversos benefícios para a saúde, além de ser uma atividade de lazer e também uma das formas preferidas de muitas pessoas para se movimentarem no dia a dia. Mas poucas cidades têm infraestruturas convidativas para os pedestres, aponta o Fórum Económico Mundial. Pensando em destacar os melhores exemplos em todo o mundo, o site de investimentos Insider Monkey elaborou um ranking das cidades mais agradáveis para se andar a pé.
O estudo analisou várias fontes como Tourlane e WalkScore e em seguida mapeou a distância entre as cinco principais atrações turísticas. Além disso, verificou a qualidade do ar e os índices de crime e de segurança. O acesso ao transportes públicos e a limpeza dos locais foram outros dos fatores avaliados. A lista apresenta as 30 melhores cidades.
Europa domina a lista, ocupando os cinco primeiros lugares e com 17 cidades no top 30. Florença, na Itália, conhecida pela sua história renascentista e arquitetura atemporal, lidera o ranking. Riga, a capital da Letónia, ficou em segundo lugar, seguida por Hamburgo (Alemanha), Porto (Portugal) e Madrid (Espanha).
1. Florença, Itália
Florença lidera a lista como a cidade mais atrativa para andar a pé. Conhecida pela sua história renascentista e arquitetura, os principais marcos da cidade, como a Galeria Uffizi, a Ponte Vecchio, a Piazza della Signoria, a Piazza del Duomo e a Catedral de Santa Maria del Fiore, estão acessíveis a uma curta distância a pé. Outro destaque, segundo o Insider Monkey, é que Florença “prioriza a limpeza, evidente nas suas praças bem cuidadas e nas margens do rio Arno”.
2. Riga, Letónia
Esta capital medieval situada no Mar Báltico é um lugar encantador para pedestres, aponta o estudo. As suas atrações mais populares – a Catedral de Riga, o Mercado Central de Riga, a Casa das Cabeças Negras, o Parque Bastejkalna e o Jardim Vērmanes – estão acessíveis. Além da Cidade Velha exclusiva para pedestres, o Insider Monkey recomenda visitar o bairro, Vecrīga, que foi eleito como Património Mundial da Unesco.
3. Hamburgo, Alemanha
As vibrações marítimas e os locais culturais de Hamburgo, como o Hamburg Dungeon e o Miniatur Wunderland, estão a menos de 3,2 km uma da outra. O eficiente transporte público da cidade e os locais cénicos contribuem para a sua elevada pontuação no estudo.
4. Porto, Portugal
As ruas estreitas de paralelepípedos de Porto e os famosos marcos, como a Ponte Dom Luís I e a Livraria Lello, estão a um raio de 3,5 km. As ruas limpas e os parques bem cuidados da cidade contribuem para a sua pontuação. “A qualidade do ar do Porto é influenciada pela sua localização costeira”, diz o estudo.
5. Madrid, Espanha
Em Madrid, as principais atrações, como o Palácio Real e o Museu do Prado, estão a uma distância de 3,5 km, facilitando a exploração da cidade a pé. A Puerta del Sol e o Parque do Retiro, ambos marcos históricos, são apontados como sítios para se andar a pé, segundo o Insider Monkey.
Conheça as restantes cidades que completam o top 30:
- Edimburgo, Escócia
- Tallinn, Estónia
- Estocolmo, Suécia
- Sydney, Austrália
- Boston, EUA
- Amesterdão, Países Baixos
- Liverpool, Inglaterra, Reino Unido
- Bordeaux, França
- Copenhague, Dinamarca
- Istambul, Turquia
- Melbourne, Austrália
- Praga, República Tcheca
- Budapeste, Hungria
- Vancouver, Canadá
- Bristol, Inglaterra
- Reykjavik, Islândia
- Munique, Alemanha
- Jersey City, EUA
- Lisboa, Portugal
- Nova Iorque, EUA
- Xangai, China
- Viena, Áustria
- Toronto, Canadá
- Montreal, Canadá
- Dubai, EAU