A Ler: Para o Bem do Mundo

“Será possível um acordo global sobre desafios globais?”. A questão é debatida por A. C. Grayling neste livro onde aborda os três desafios mais urgentes que o mundo enfrenta: alterações climáticas, tecnologia e justiça.

Do que fala
Este novo livro de A. C. Grayling formula uma das mais importantes questões dos dias de hoje – tecnologia, clima e justiça – analisando as razões pelas quais é necessária uma ação concertada entre governos que trabalhem juntos, pessoas que façam os seus governos agirem ou que tentem eleger os melhores governos.
O “Para o Bem do Mundo” é uma obra de reflexão sobre estes desafios e uma proposta para os tentar resolver, onde o autor reconhece que não há um conjunto mundial de valores que possam ser invocados para subscrever acordos sobre o que fazer e não fazer, no interesse da humanidade e do planeta, em todos esses aspetos.

À medida que os incidentes climáticos extremos aumentam, os avanços em IA e tecnologia militar aceleram e as desigualdades se aprofundam, numa escala geográfica global, a questão de como enfrentar os vários problemas do mundo torna-se ainda mais urgente.

Se houver uma hipótese de gerar um acordo universal, a questão subjacente dos valores (bem como a questão do relativismo) deve ser abordada. Uma parte da resposta pode estar na tolerância e na convivência – a base da coexistência entre muçulmanos, judeus e cristãos na Península Ibérica entre os séculos IX e XV, salienta o autor.

Quem escreveu
A.C. Grayling é professor no New College of the Humanities e no St Anne’s College, em Oxford. Escreveu e organizou cerca de 30 livros de filosofia e de outros temas, escrevendo, inclusivamente, sobre filosofia não-ocidental. Colaborou durante anos com o The Guardian e o The Times, e também fez parte do júri do Man Booker Prize. É membro da Royal Society of Arts e da Royal Society of Literature.

Do que fala
Sociedade, Justiça, Tecnologia, Clima

Ficha Técnica
Título: Para o Bem do Mundo
ISBN: 9789724425634
Edição: outubro 2022
Editora: Edições 70
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 211

Comentários

Artigos Relacionados