PME aderem mais à IA que as grandes empresas

As pequenas empresas estão a liderar a revolução da inteligência artificial (IA), mais rapidamente do que as empresas de maior dimensão, conclui um relatório da Pipedrive.
O estudo anual State of Sales and Marketing Report 2023/2024, da Pipedrive, divulgado recentemente, revelou que 42% dos inquiridos de empresas mais pequenas com 10 ou menos trabalhadores utilizam inteligência artificial (IA), valor que passa para 37%, no caso de medias empresas (11-100 trabalhadores), e 23% em grandes (mais de 100 trabalhadores).
Desenvolvido com base em entrevistas a vendedores, fundadores e CEOs, com o objetivo de averiguar as principais tendências que afetaram o setor nos últimos 12 meses, o relatório da Pipedrive constata também que através da através das ferramentas de IA, o desempenho das vendas registou uma melhoria significativa, com 71% dos vendedores a cumprirem regularmente as suas quotas.
Das várias conclusões apuradas, os dados indicam que, sobretudo, as áreas de construção de relações com clientes e parceiros comerciais (59%), vendas (34%) e gestão de equipas (33%), não serão afetadas pelo surgimento das ferramentas de IA.
No que respeita a aspetos como o bem-estar no local de trabalho, a posição das mulheres no local de trabalho e a diversidade de género e inclusão em geral, o estudo revela que as empresas com mais de 100 funcionários, o que representa cerca de 74% dos inquiridos concordam que o seu local de trabalho é inclusivo e diverso no que diz respeito ao género.
“Apesar do crescimento da IA, a importância das relações humanas, da venda baseada em valores e de outras competências continua a ser fundamental no setor”, afirmou Dominic Allon, CEO da Pipedrive.