Portugueses pesquisam mais na internet. Inteligência artificial lidera.

Temas relacionados com inteligência artificial são os mais procurados pelos portugueses no Google, segundo o motor de busca.

Como funciona a inteligência artificial”, “quando surgiu a inteligência artificial”, “o que é inteligência artificial” ou “onde a inteligência artificial é usada” foram as pesquisas mais frequentemente feitas pelos internautas portugueses no motor de busca Google nos primeiros oito meses deste ano. Por exemplo, a primeira questão registou uma subida superior a 7580%, a segunda mais de 2620%, e a terceira mais de 270%.

Os dados recentemente divulgados pela empresa revelam que as pesquisas relacionadas com inteligência artificial ou temáticas associadas registaram um aumento de 290% face ao ano passado.

Matt Brittin, presidente da Google para a Europa, Médio Oriente e África, frisou em comunicado, que “é ótimo ver as pessoas em Portugal a demonstrar um interesse tão grande na tecnologia transformacional que é a IA”.

O interesse dos portugueses pela internet não se limita apenas a tentarem perceber o que é a inteligência artificial, mas também a tentar entender como esta pode contribuir para aumentar “a produtividade, dar asas à imaginação e desenvolver as suas carreiras profissionais”, destaca a Google.

Isso fica patente no tipo de pesquisas de IA efetuadas: “IA para escrever textos”, “IA para editar vídeos”, “IA para programação” e “IA para criar um logótipo”, são alguns exemplos e a sua procura registou uma subida acentuada face a 2022. Acresce ainda o interesse da IA associado à elaboração de currículos, que este ano aumentou 490%, ou a cursos de engenharia, que aumentaram 250%.

Apesar do protagonismo da inteligência artificial nas pesquisas online dos portugueses, o Google coloca ainda entre as mais populares, as pesquisas relacionadas com cibersegurança, combate à desinformação ou ainda oportunidades de desenvolvimento da carreira profissional ou aprendizagem de novas competências.

Comentários

Artigos Relacionados