Os 10 melhores hotéis nos Açores, segundo a Forbes
Se fazer uma escapadinha aos Açores é uma das viagens na sua lista para os próximos meses, temos boas notícias. A Forbes elegeu os melhores hotéis deste arquipélago para o ajudar a escolher.
Se pretende viajar para os Açores e não sabe por onde começar, este artigo é para si. Segundo a Forbes, “existem muitas razões para se apaixonar pelos Açores, um arquipélago português no meio do Atlântico que é frequentemente chamado de Havaí da Europa. As ilhas são verdes; exuberantes; lindas”.
E acrescenta: “E tem muito queijo delicioso. Os Açores também ainda são lugares que ainda estão em grande parte livres do turismo de massa e abrigam um número crescente de hotéis boutique encantadores”.
Conheça os hotéis boutique que a revista norte-americana aponta como “alguns dos mais adoráveis”.
Pico
Lava Homes
Lava Homes, uma pequena aldeia construída na Terralta, freguesia de Santo Amaro, na Ilha do Pico. Um conjunto de 14 casas contemporâneas espalhadas por uma colina íngreme, que começou com a casa do proprietário. “O projeto cresceu, além da sua visão original, mas ainda tem o amor, o carinho e a atenção aos detalhes que uma pessoa inteligente e criativa poderia colocar na sua própria casa”, explica a Forbes.
Todas as unidades de alojamento são equipadas com painéis fotovoltaicos, o aquecimento é feito por aquecedores de pellets, o resfriamento é feito por tanques de água de ventilação para irrigação e a água potável servida é água local filtrada por um sistema de carvão ativo.
Adegas do Pico
Esta é mais uma coleção de pequenas casas de propriedade de um ilhéu que emigrou para os Estados Unidos e depois voltou às suas raízes. A Adegas do Pico dispõe de 13 casas antigas de pedra que foram restauradas por artesãos locais. Os quartos são simples, mas confortáveis, e os espaços de convivência são convidativos.
Adega do Fogo
O proprietário da Lava Homes transformou a antiga destilaria do Cabrito no Pico numa casa de férias com seis quartos. A Adega do Fogo fica na zona do Cabrito, Santa Luzia, na Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, um sítio classificado pela UNESCO desde 2004, com vista privilegiada para o ponto mais alto de Portugal e a dois passos do mar. É um oásis privado para usufruir dos ritmos lentos e da beleza da ilha. A piscina tem uma vista para o vulcão. Os detalhes arquitetónicos são abundantes, mas o local impressiona pela tradicional hospitalidade açoriana, explica a revista norte-americana.
Terceira
Caparica Azores Ecolodge
É difícil estar mais ligado à natureza do que neste hotel disperso perto da vila dos Biscoitos. Os quartos do Caparica Azores Ecolodge são pequenas cabanas independentes espalhadas pela floresta, com terraços privados e paredes cheias de janelas. O caminho para chegar até lá pode ser traiçoeiro em noites de chuva, mas as vistas compensam, diz a Forbes.
Pousada Angra do Heroísmo
A Pousada Angra do Heroísmo fica localizada do Forte de São Sebastião, do século XVI, que já foi palco de vitórias contra piratas e corsários. A localização no topo da falésia, acima do histórico centro histórico de Angra do Heroísmo, reconhecido pela UNESCO, proporciona uma vista privilegiada da cidade e do Oceano Atlântico.
São Miguel
Solar Branco Eco Estate
Ainda em soft opening, o Solar Branco é um projeto de paixão de um dos maiores sonhadores dos Açores. Resulta de uma propriedade do século XIX que foi restaurada e que equilibra herança, luxo e sustentabilidade. Os oito quartos têm vista panorâmica para o campo e oceano, bem como acesso a um sistema que disponibiliza aos hóspedes atualizações em tempo real sobre o seu consumo de energia e água, sendo as poupanças doadas a uma fundação que apoia a conservação marinha. O seu bar abriga a maior coleção de gins de um hotel europeu, revela a Forbes.
White Exclusive Suites & Villas
Há seis anos, este hotel no topo de uma falésia foi pioneiro na hospitalidade de luxo nas ilhas. Depois de uma reforma no ano passado, continua a ser um porta-estandarte. O novo design do White Exclusive Suites & Villas está mais ligado à ilha vulcânica, com generosas doses de calma e artesanato. Os pisos pretos e os azulejos de basalto em alguns dos quartos dão-lhe uma sensação de lugar, e alguns quartos mantêm as suas características arquitetónicas originais, como os tetos abobadados da antiga adega e a antiga lareira da cozinha.
Herdade do Ananás
Os Açores são conhecidos, entre outras coisas, pela produção de ananás (o único ananás cultivado na Europa), e “ficar numa propriedade de ananás é um prazer”, escreve a revista. O proprietário da Herdade do Ananás transformou a casa dos avós num pequeno hotel boutique, com alguns quartos discretos e decorados de forma simples – azulejos estampados nas casas de banho, portas caiadas que servem como decoração de parede. A sala de jantar com paredes de vidro oferece vista para o jardim. E, claro, ao pequeno-almoço o ananás é estrela.
Senhora da Rosa
Este é um trabalho de amor realizado por uma açoriana que construiu a sua carreira em Lisboa e não só, antes de regressar à sua ilha, a Joana Damião Melo. O edifício principal da quinta da sua família conta hoje com 33 quartos e suites, todos com varandas com vista para as flores e o verde. Mas os melhores quartos são os dois alojamentos de jardim, inspirados nos antigos cafuões (depósitos de cereais) das quintas do século XIX. Os seus terraços, que oferecem vistas para as exuberantes bananeiras, são tão bem protegidos que é possível aproveitar o tempo durante uma chuva torrencial.
Octant Furnas
Este é o hotel que trouxe o conceito de design de luxo e minimalista aos Açores. Depois de uma reformulação de marca (anteriormente conhecida como Furnas Boutique Hotel), o Octant Furnas tornou-se numa reinvenção moderna de um antigo hotel de águas termais, onde as pessoas iam na esperança de serem curadas de diversas doenças. (Ainda pode desfrutar de 22 tipos de água termal medicinal mesmo à porta da propriedade.) É elegante e calmo, com um bom restaurante a condizer, sugere a Forbes.