Opinião
O empoderamento feminino na liderança : contribuições únicas*
Em dois artigos complementares quero mergulhar na essência do empoderamento feminino na liderança. A crescente relevância do papel das mulheres no mundo corporativo, com especial destaque na indústria da tecnologia, no panorama atual e os desafios que ainda esperam as mulheres numa ascensão profissional, são o foco.
Vou explorar as características únicas que as líderes femininas injetam no mundo corporativo, incitando a uma reflexão profunda sobre a sua contribuição na construção de lideranças verdadeiramente diversas e inclusivas.
Nos últimos anos, temos testemunhado avanços significativos em direção à paridade de género em cargos de liderança. Contudo, os desafios ainda persistem, por isso, destaco neste primeira parte sobre empoderamento feminino na liderança, a necessidade contínua de impulsionar a igualdade a todos os níveis.
A ex-CEO da KeyCorp, Beth Mooney, ressalta a contribuição única das mulheres, enfatizando a paixão, o comprometimento e uma perspectiva diferenciada perante os grandes desafios, na comunicação e na construção de relacionamentos.
Como líder feminina na indústria de tecnologia já há três décadas, enfrentei desafios gigantescos que claramente moldaram ( e ainda moldam) o meu estilo de liderança. O setor das TI´s, historicamente dominado por homens, exigiu algum esforço, uma forte determinação e muita resiliência, e esses são desde já grandes ensinamentos que aqui partilho. Empreender neste setor, tão concorrencial, foi ( e é ainda) dos maiores desafios no feminino.
Aprendi que a liderança não é definida pelo género ou circunstâncias pessoais, mas pela capacidade de inspirar e orientar as pessoas em direção a objetivos comuns, tendo sempre por base, uma missão e um propósito bem definidos, assentes em valores e comportamentos firmes. Independentes das circuntâncias e contextos, esses valores não mudam, e são o “heartbeat” das nossas atuações e moldam fortemente a cultura corporativa.
O foco e a assertividade são características-chave para mim como líder. O foco permite superar os desafios com determinação e disciplina e a assertividade facilita a tomada de decisões e a defesa de ideias, contribuindo para quebrar estereótipos e fortalecer a presença feminina em cargos de liderança.
Outra qualidade crucial é a resiliência. O ambiente tecnológico é veloz e mutável, e adaptar-se rapidamente é vital. A resiliência permite superar obstáculos, lidar com preconceitos e estereótipos, e enfrentar as pressões muitas vezes associadas à liderança feminina. Esta capacidade de se recuperar rapidamente diante de adversidades fortalece qualquer líder, inspira pessoas e contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo.
Como líder feminina, acredito que trazemos uma perspectiva única à indústria de tecnologia. Note-se que, não se trata de se melhor que outras lideranças. Trata-se de características próprias do mundo feminino, que trazem valor às corporações e contribuem para o seu sucesso.
O empoderamento feminino na liderança tornou-se um tema cada vez mais relevante nos últimos anos, à medida que a necessidade de igualdade de género no ambiente de trabalho ganhou mais reconhecimento.
Apesar de muitos esforços, ainda existem muitos desafios que as mulheres enfrentam para alcançar a paridade em cargos de liderança. Um dos maiores desafios é o persistente preconceito de género e discriminação que as mulheres ainda enfrentam no ambiente de trabalho. As mulheres são frequentemente julgadas de forma mais rigorosa do que homens em posições de liderança e têm mais probabilidade de serem prejudicadas por estereótipos e preconceitos de género.
O caminho para a paridade de género na liderança é desafiador, mas as contribuições únicas das mulheres continuam a transformar não apenas empresas, mas também comunidades e o planeta. A igualdade de género na liderança não é apenas uma questão de justiça, ou de equilíbrio, ou legislação, mas uma estratégia inteligente para o sucesso corporativo sustentado e duradouro.
* Estes dois artigos são inspirados no meu livro disponível na Amazon Store.
**E Ambassador na Fábric@ Empreendedorismo Município de Seia