No dinâmico mundo da liderança empresarial, os reveses ou contratempos não são apenas inevitáveis; eles ocorrem com frequência e costumam ser transformadores, na minha opinião.
Tenho por hábito ver sempre o lado positivo das coisas e das situações. O tema da IA (Inteligência Artificial) é controverso, mas, como tudo na vida, há sempre dois lados, ou pelo menos duas perspetivas, a boa e a má, colocando o tema de forma muito simplista.
O leitor pode questionar: "Mas afinal, falamos frequentemente sobre consistência e coerência, e agora introduzimos a inconsistência?". Na realidade, são duas faces da mesma moeda.
O mundo empresarial que se transforma a um ritmo sem precedentes, a capacidade de liderar com eficácia torna-se sinónimo de ser um verdadeiro arquiteto da mudança.
Nos tempos atuais, o ritmo acelerado com que a tecnologia evolui (AI, Chat GPT) traz consigo uma transformação profunda na forma como lidamos com problemas e buscamos soluções, impactando fortemente as atuais lideranças.
Na busca pela compreensão das complexidades da mente humana e das nuances da tomada de decisões, o trabalho de Daniel Kahneman (Prémio Nobel da Economia) destaca-se como uma obra seminal.
Nos últimos anos, o cenário empreendedor testemunhou um aumento notável na participação das mulheres, marcando claramente uma mudança significativa na arena tradicionalmente dominada pelo género masculino.
Numa era definida pela mudança rápida e pela inovação, o papel da liderança tem vindo a evoluir. Os modelos tradicionais de liderança estão a ser desafiados por líderes disruptivos que não apenas navegam nas incertezas, mas, e sobretudo prosperam nelas.
Em setembro de 2023 assumi a posição de CEO da GO IT Brasil, juntando dois continentes para levar tecnologia a qualquer parte do mundo.
Neste segundo artigo vou explorar as forças únicas que acompanham as mulheres. Muitas já as descobriram e potenciaram, outras, ainda as têm por descobrir. Por isso, este artigo, é sobretudo uma reflexão seja qual for o seu estágio de “descoberta”.
Em dois artigos complementares quero mergulhar na essência do empoderamento feminino na liderança. A crescente relevância do papel das mulheres no mundo corporativo, com especial destaque na indústria da tecnologia, no panorama atual e os desafios que ainda esperam as mulheres numa ascensão profissional, são o foco.
No cenário atual, a liderança e gestão de equipas remotas tornou-se numa realidade concreta para os CEOs de empresas de todos os tamanhos e setores.