A mudança de carreira é uma jornada que exige coragem, autoconhecimento e uma boa dose de liderança pessoal. Num mundo onde as trajetórias profissionais se tornam cada vez mais fluidas e dinâmicas, muitos de nós deparamo-nos com a necessidade de reinventar as nossas escolhas profissionais, e é nesse processo que a liderança pessoal assume um papel fundamental.
Começo com uma reflexão própria, pois as afirmações têm um poder revelador, promovendo introspecção e autodescoberta. "A arte da reinvenção não está em apagar o passado, mas em utilizá-lo como alicerce para construir algo ainda mais grandioso".
Superação. Uma palavra que carrega em si uma força extraordinária, mas também uma profundidade que muitas vezes escapa à superfície. O que significa, afinal, superar?
Imagine isto: o seu melhor colaborador não é humano. É um algoritmo que gera insights, cria estratégias e descobre oportunidades em segundos. Está preparado para liderar nesta nova realidade?
Quantas vezes já sonhamos em criar algo significativo, mas ficamos paralisados pela sensação de que faltava alguma coisa? "Eu não tenho dinheiro suficiente". "Não tenho os recursos certos". "Não tenho experiência".
A liderança é uma jornada fascinante, cheia de descobertas sobre nós mesmos e sobre aqueles que nos rodeiam. Já parou para pensar em que pilares se sustenta a sua liderança, seja pessoal ou profissional?
A cultura organizacional é mais do que uma simples palavra da moda; é o coração de qualquer empresa. Os CEOs, muitas vezes envolvidos no turbilhão de estratégias, operações e reuniões com acionistas, podem negligenciar a força subtil, mas poderosa, que impulsiona o seu negócio para a frente ou, se ignorada, o arrasta para baixo.
No dinâmico mundo da liderança empresarial, os reveses ou contratempos não são apenas inevitáveis; eles ocorrem com frequência e costumam ser transformadores, na minha opinião.
Tenho por hábito ver sempre o lado positivo das coisas e das situações. O tema da IA (Inteligência Artificial) é controverso, mas, como tudo na vida, há sempre dois lados, ou pelo menos duas perspetivas, a boa e a má, colocando o tema de forma muito simplista.
O leitor pode questionar: "Mas afinal, falamos frequentemente sobre consistência e coerência, e agora introduzimos a inconsistência?". Na realidade, são duas faces da mesma moeda.
O mundo empresarial que se transforma a um ritmo sem precedentes, a capacidade de liderar com eficácia torna-se sinónimo de ser um verdadeiro arquiteto da mudança.
Nos tempos atuais, o ritmo acelerado com que a tecnologia evolui (AI, Chat GPT) traz consigo uma transformação profunda na forma como lidamos com problemas e buscamos soluções, impactando fortemente as atuais lideranças.