Negócio do mês: EDP compra na Austrália. Real Hotels Group adquire os hotéis Amazónia

Lá fora, a EDP Renováveis comprou a australiana ITPD e reforça a atividade na região Ásia-Pacífico. Por cá, o Real Hotels Group aumenta a oferta hoteleira com a aquisição da rede Amazónia.

A EDP Renováveis (EDPR) reforçou a sua presença além-fronteiras com a concretização de mais um negócio. Desta vez, a Austrália foi o país escolhido com a compra da ITP Development (ITPD), uma empresa local que permitirá o desenvolvimento de projetos relacionados com energia eólica, solar e de armazenamento, e cuja equipa juntar-se-á aos cerca de 13 mil colaboradores da EDP Renováveis. “O mercado australiano representa um dos maiores potenciais na Ásia-Pacífico”, afirma a EDPR em comunicado.

Ainda de acordo com o comunicado da empresa, a EDPR concentrará os seus esforços no desenvolvimento de projetos eólicos e solares de grande escala, combinados com soluções inovadoras de armazenamento. Com este movimento, adiciona uma carteira de mais de 1,5 GW de capacidade em projetos eólicos e solares com opções de armazenamento de energia em várias etapas de desenvolvimento, a ser desenvolvidos no leste da Austrália, em particular em Nova Gales do Sul e em Queensland.

Este portefólio inclui um projeto solar fotovoltaico de 480 MWp e um outro de armazenamento de energia de 200 MW em Queensland em estado avançado de desenvolvimento, e que deverá entrar em operação até 2026 e contribuir para a ambição da região de ser neutra em emissões.

Cada vez mais focada em mercados com oportunidades favoráveis de descarbonização, como a Austrália, Singapura e o Japão, entre outros, a empresa portuguesa está presente na presença na região da Ásia-Pacífico desde 2022. Já instalou 1,3 GWp (905 MWac) em capacidade solar em toda a região em projetos de grande escala e também de geração solar distribuída. Também está a investir em soluções inovadoras que podem acelerar a transição da região para fontes mais limpas, como instalações solares flutuantes e soluções solares e de armazenamento que podem alimentar ilhas sem acesso à rede e que ainda dependem de combustíveis fósseis.

Real Hotels Group reforça oferta hoteleira com grupo Amazónia

O português Real Hotels Group acaba adquirir o grupo Amazónia Hotéis, assim como toda a sua operação hoteleira. Trata-se de um portefólio que atualmente envolve quatro hotéis localizados em Portugal (Amazónia Estoril – Cascais Hotel, Amazónia Jamor Hotel, Amazónia Lisboa Hotel e Amazónia Palmela Apartamentos), com um total de 712 camas.

O negócio, sobre o qual não foram avançados valores, permite ao Real Hotels Group disponibilizar um total de 20 unidades hoteleiras, que envolvem cerca de três mil quartos e um conjunto de mil colaboradores.

Liderado por Henrique de Castro e Eurico Almeida, o Real Hotels Group dá, assim, continuidade à sua estratégia de crescimento, concentrando-se na requalificação e consolidação de operações hoteleiras. Recorde-se que 2020, o grupo já tinha comprado o Grupo Bernardino Gomes, proprietário dos Hotéis Real, e em 2016 a Palminvest, proprietária dos hotéis HolidayInn Express. Com a nova aquisição reforça os seus ativos hoteleiros no mercado nacional.

Comentários

Artigos Relacionados