Consórcio quer promover a geração de ideias para o Turismo

Fábrica de Startups, Gesentrepreneur e Territórios Criativos juntam-se para lançar concurso Tourism Co-Lab que procura ideias inovadoras para a resolução de problemas no setor do Turismo.

Um consórcio de três entidades ligadas ao ecossistema empreendedor nacional e internacional, constituído pela Fábrica de Startups, a Gesentrepreneur e os Territórios Criativos, anuncia o lançamento do Tourism Co-Lab, um concurso de ideação e programa de pré-aceleração no Turismo. Este programa, desenvolvido no âmbito do Programa Fostering Innovation in Tourism 2.0 do Turismo de Portugal, visa incentivar a geração de ideias disruptivas e criativas para a resolução de problemas atuais no setor do Turismo.

Segundo as entidades promotoras, este consórcio reúne uma experiência acumulada de cerca de 20 anos de promoção do empreendedorismo em Portugal.

“Este é um programa que irá capacitar muitos empreendedores e onde irão surgir várias ideias de negócio para impulsionar ainda mais o turismo em Portugal. Além disso, este programa resulta do trabalho conjunto de 3 entidades repletas de experiência na capacitação e apoio ao empreendedorismo, pelo que estamos muito entusiasmados com o que aí vem”, sublinha António Lucena Faria, CEO da Fábrica de Startups.

“Acreditamos que este programa pode desempenhar um papel importante na promoção da geração de ideias e criatividade no Turismo. Estamos confiantes no impacto positivo que as ideias vencedoras podem ter no setor e estamos ansiosos para apoiar na sua implementação”, afirma Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos.

Já Francisco Banha, CEO da GesEntrepreneur, aponta para o “impacto holístico do Tourism Co-Lab, que ao reunir, em um único projeto, 3 das Entidades com maior experiência nacional ao nível do desenho e implementação de Programas de Ideação e Pré-Aceleração, colocará ao dispor dos participantes as melhores práticas de capacitação e cocriação do mercado, beneficiando em simultâneo do acesso privilegiado a uma rede de mais de 70 Parceiros Institucionais efetivos que os irão acompanhar ao longo do seu percurso nesta iniciativa”.

As candidaturas ao programa podem ser realizadas a título individual ou em grupo e pretende-se capacitar empreendedores de todo o país, incentivando à criação de novos negócios na área do Turismo e à democratização do acesso a informação sobre a criação e gestão de uma empresa e dos incentivos ao investimento regional.

O Tourism Co-Lab irá desenvolver-se em duas fases distintas: um concurso de ideação composto por Bootcamps de trabalho intensivo onde será promovida a geração de mais e melhores ideias de negócio; e um programa de pré-aceleração, com as melhores ideias selecionadas da primeira fase.

Para além do apoio do Turismo de Portugal, o Tourism Co-Lab contará com o suporte institucional da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, ISEG, InUniversidade dos Açores, CinTurs, Universidade Europeia, Católica Consulting Linked, entre outros, e de parceiros empresariais como o Grupo Vila Galé, Grupo Pestana, Atrian, AERLIS, World Business Angels, DENGUN e Neomarca.

As candidaturas poderão ser efetuadas através do site do projeto até ao dia 11 de agosto.

Comentários

Artigos Relacionados