Multinacionais assinam pacto europeu para uma IA mais segura e fiável
Microsoft, Cisco, Amazon, Cegid, Accenture, Google ou Logitech são algumas das mais de 100 empresas internacionais que assinaram o Pacto da UE para a Inteligência Artificial (IA).
A Comissão Europeia anunciou esta semana as mais de uma centena de empresas que são os primeiras signatárias do Pacto da União Europeia (UE) para a Inteligência Artificial (IA) e dos seus compromissos voluntários.
Da lista de signatários fazem parte empresas multinacionais e pequenas e médias empresas (PME) europeias de diversos setores, incluindo as TI, as telecomunicações, os cuidados de saúde, a banca, o setor automóvel e a aeronáutica. Microsoft, Cisco, Amazon, Cegid, Accenture, Google ou Logitech são alguns exemplos.
Este Pacto apoia os compromissos voluntários da indústria no sentido de começar a aplicar os princípios do Regulamento Inteligência Artificial antes da sua entrada em vigor e reforça o diálogo entre o Gabinete da UE para a IA e todas as partes interessadas revelantes, incluindo a indústria, a sociedade civil e o meio académico.
As empresas signatárias são instadas a empenharem-se em, pelo menos, três ações principais. São elas estratégia de governação da IA para promover a adoção da IA na organização e trabalhar no sentido da futura conformidade com o Regulamento Inteligência Artificial; o mapeamento dos sistemas de IA de risco elevado; e a promoção da literacia e a sensibilização do pessoal em matéria de IA, assegurando o desenvolvimento ético e responsável da IA.
A par dos compromissos fundamentais, mais de metade das empresas signatárias comprometeu-se também a assumir compromissos adicionais, entre os quais a garantia da supervisão humana, a atenuação dos riscos e a rotulagem transparente de determinados tipos de conteúdos gerados por IA, como as falsificações profundas.
Paralelamente aos esforços para ajudar as empresas a aplicar o Regulamento Inteligência Artificial em antecipação do prazo legal, a Comissão está a tomar medidas para impulsionar a inovação na UE no domínio da IA.