Maximize o budget de marketing de conteúdo da sua start-up

Gerir o budget de forma eficaz nem sempre é um equilíbrio fácil para uma start-up que não pode descurar a vertente da comunicação para chegar aos seus públicos. Recorrer ao marketing de conteúdo pode ser uma forma de manter a estratégia de comunicação sem causar estragos nas contas do projeto.

Quem está à frente de start-ups sabe bem a dificuldade que é manter o budget à tona de água. Nestas alturas o marketing de conteúdo pode não ser uma prioridade, mas pode ser vital para o sucesso da empresa. De acordo com uma  pesquisa realizada pela Aberdeen, citada pelo Entrepreneur, 51% das companhias referem que os leads do marketing de conteúdo têm qualidade superior aos da publicidade tradicional.

Assim, se estiver ocupado a apagar os vários incêndios que costumam deflagrar nas jovens empresas, saiba que o tempo e o dinheiro gastos no marketing de conteúdo vão trazer-lhe um ROI incomparável, de acordo com a referida pesquisa. A pergunta a fazer é: como criar conteúdo eficaz quando o budget está aquém daquilo que gostaria? Aqui ficam algumas sugestões.

Um blog pode dar uma ajuda
Criar um blog é um passo simples para melhorar o marketing de conteúdo sem arruinar o orçamento. Coloque-o no site numa boa localização e inclua links nos seus posts para outras partes do site. Existem várias opções para gerar conteúdo no blog a um preço baixo. Primeiro, pode escrever os posts você mesmo, afinal está a gerir um negócio e tem experiência no setor. Também pode ter os membros da sua equipa a criar conteúdo, sobretudo se tiverem uma boa capacidade de escrita e uma ou duas horas para o fazer. (Ferramentas com tecnologia de inteligência artificial como a Grammarly são úteis para ajudar os funcionários que não têm experiência de escrita). Contratar um freelancer para essa tarefa pode ser outra opção. Procure  alguém que se combine com o seu budget e objetivos de qualidade.

Monitorize os tópicos-tendência do setor
Vai chegar uma altura em que provavelmente terá mais dificuldade em encontrar temas sobre os quais escrever. Contudo, pode sempre contornar a questão de forma simples. Siga os líderes do setor e outros concorrentes para ver quais são os tópicos mais populares na sua área. Lembre-se que é fundamental criar conteúdo com base no que as pessoas querem ler, assim como é importante recorrer à análise de dados no seu próprio conteúdo para ver quais os temas mais eficazes a transformar leads em clientes (para tal pode usar ferramentas como o Google Analytics).

Crie uma lista de subscritores 
Um estudo recente da Adobe conclui que cerca de 98% dos millennials verificam os emails pessoais com frequência. Não é por isso de surpreender que o email marketing seja considerada uma abordagem altamente eficaz, de baixo custo e esforço.

O primeiro passo no marketing por email é produzir conteúdo que possa preencher uma newsletter/boletim informativo regular. Se já estiver a investir tempo e esforço na criação do blog, só tem de redirecionar o conteúdo. Basta uma pequena mudança no formato e fica com uma mensagem pronta para os clientes/consumidores mais dedicados.

O próximo passo é criar uma boa lista de subscritores, uma vez que isso significa que tem acesso a pessoas que já se declararam fãs do seu conteúdo e que podem funcionar como leads de alta qualidade. O processo pode ser lento, mas quanto mais conteúdo enviar mais rápido terá uma lista robusta.

Além de que a maioria dos serviços de email marketing permitem ver a taxas de abertura e de leitura, o que ajuda a determinar qual o conteúdo mais apelativo para o maior número de subscritores. É só prestar atenção a estes dados e trabalhar o conteúdo em consonância.

Conteúdo de vídeo marca a diferença
O conteúdo escrito funciona bem, mas o vídeo, por ser mais atrativo, tem um ROI ainda maior. Um estudo da Renderforest constata que 78% das empresas aumentaram o tráfego online após a criação de conteúdo em vídeo. Não desanime se tiver um orçamento reduzido, porque há uma infinidade de aplicações e ferramentas gratuitas para ajudar a criar vídeos de qualidade com um orçamento baixo com o telemóvel. Aplicações como Splice, Videoshop e InShot são fáceis de usar e fazem com que os vídeos pareçam profissionais.

Para poupar tempo, reutilize tópicos do blog e das newsletters. Ao redirecionar a informação já reunida pode criar conteúdo de vídeo envolvente num curto espaço de tempo.

Comentários

Artigos Relacionados