A capital de risco pan-europeia Nauta Capital vai apoiar start-ups de deeptech pre-seed. O projeto chama-se Nauta Labs e as inscrições estão abertas.

O Nauta Labs, da Nauta Capital, é um programa especializado que vai disponibilizar capital às start-ups deeptech B2B, em fase pre-seed, para acelerar os seus conceitos. A nova iniciativa da venture capital foi inspirada pela escassez de capital disponível para empresas de deeptech e tem como objetivo apoiar entre 12 a 16 empresas nos próximos 12 meses para preencher essa lacuna e, assim, alimentar a próxima geração de start-ups de deeptech na Europa.

Focada em empresas deeptech dentro de setores verticais como segurança cibernética, tecnologias quânticas, AI/ML avançada, software comercial de código aberto e ferramentas de programação, a Nauta Capital investirá entre 117 mil euros a 292 mil euros por start-up através deste novo programa. As inscrições estão abertas a start-ups que se enquadrem neste parâmetro e interessadas na oportunidade de aceder a capital e à experiência dos investidores afetos ao programa.

Pratima Aiyagari, venture partner da Nauta Capital e responsável por este projeto, explicou em comunicado que “o programa irá explorar áreas fundamentais para as próximas décadas, assumindo-se como fulcral na mudança dos padrões de consumo de software que entretanto surgiram – da quântica para a inteligência artificial”.

Vários laboratórios de pesquisa e desenvolvimento em Centros de Excelência e Universidades da Europa estão a trabalhar em alguns desses problemas e Pratima Aiyagari revela que gostaria de fazer parcerias com os cientistas e os empreendedores que estão prestes a lançar os seus negócios, rumo à comercialização.

Embora a divulgação do programa tenha sido recente, já são várias as start-ups, nomeadamente nas área de segurança cibernética, gestão de rede e código aberto, que receberam ofertas de investimento inicial. E apesar da Nauta Capital continuar a investir em empresas de software B2B de capital eficiente, a empresa espera investir mais e coinvestir nas start-ups aceites no seu Labs à medida que estas amadurecem e comercializam os seus conceitos.

Com mais de 60 investimentos, a Nauta Capital é um investidores B2B  de referência na Europa. “O Nauta Labs encaixa-se bem na nossa abordagem B2B, e garante que possamos apoiar futuros vencedores de deeptech desde o início e, além disso, Pratima Aiyagari tem uma experiência fantástica para liderar esse esforço”, conclui Carles Ferrer, partner da Nauta Capital.

Comentários