Lisboa, Porto e Braga entre as melhores cidades nacionais para start-ups

O top 3 das melhores cidades portuguesas para start-ups em 2022 é ocupado por Lisboa, Porto e Braga. A avaliação foi feita pela StartupBlink.

A StartupBlink, através do seu Startup Ecosystem Report 2022, traçou o cenário dos melhores países e cidades para criar e desenvolver uma start-up. No caso das cidades portuguesas identificou as mais propícias ao desenvolvimento de start-ups ao longo de 2022. O ranking é baseado nos critérios quantidade, qualidade e ambiente de negócios, e coloca nos três primeiros lugares as cidades de Lisboa, Porto e Braga.

Ainda no panorama nacional, o relatório destaca a dinâmica positiva da cidade de Coimbra que subiu 56 posições, para a 441.ª posição, e de Leiria, que entrou no top 1000 ao ocupar a 965.ª posição no top 1000. Portugal tem assim sete ecossistemas classificados neste ranking, mais um do que o registado em 2021. Destaque ainda para o facto da cidade do Funchal, na 949.ª posição, integrar a lista pela primeira vez.

As melhores cidades de Portugal para start-ups em 2022

Fonte: https://www.startupblink.com/startupecosystemreport

 

No plano global, o relatório da StartupBlink coloca Portugal no top 30 ao ocupar a 28.ª posição dos países mais bem classificados no que concerne à criação de start-ups. Conseguiu uma pontuação significativamente melhor do que muitos dos seus concorrentes, incluindo os Emirados Árabes Unidos, Brasil e Taiwan. De facto, na pontuação de Negócios, Portugal ocupa o 21.º lugar do ranking mundial. Na União Europeia, ocupa o 13.º lugar da geral, a seguir à Áustria.

Por sua vez, Lisboa ocupa a 83ª posição do ranking geral dos países analisados, permanecendo assim no top 100. O ecossistema de start-ups da capital portuguesa destaca-se para a área do Marketing e Vendas.
As primeiras posições mundiais ficam na posse das cidades São Francisco, Nova Iorque (ambas dos Estados Unidos) e Londres. No cenário europeu, a capital portuguesa ocupa a 18.ª posição. Capitais como Berlim, Madrid e Paris estão muitos pontos a frente. Por sua vez, Roma não aparece entre as 20 melhores cidades europeias classificadas.

Comentários

Artigos Relacionados