Inovação e star-ups impulsionam novos destinos mundiais de negócios

O que têm em comum Banguecoque, Hamburgo e Buenos Aires? São os novos destinos mundiais de negócios.
Num mundo cada vez mais globalizado e com as perspetivas empresariais diversificadas, assiste-se ao aparecimento/crescimento de novos destinos de negócios, muitas vezes surpreendentes. O Booking.com Business revelou recentemente que alguns dos centros de negócios com maior crescimento a nível mundial são Banguecoque, Hamburgo e Buenos Aires, muito devido ao desenvolvimento de centros de inovação e ao aparecimento emergente de start-ups.
Banguecoque – Tailândia
A cidade tailandesa é a segunda maior da Ásia e aquela que atrai cada vez mais homens de negócios de todo o mundo. Com espaço para escritórios a preços relativamente acessíveis e uma rede de transportes públicos avançada, Banguecoque têm-se revelado uma cidade com muitas condições para negócios. Além disso, é palco de infindáveis atividades de promoção que se refletem num calendário de eventos de redes empresariais como a Thailand Startup Week e as Startup Weekend Events. O distrito de Sathornes tem sido o lugar de eleição para as empresas emergentes se estabelecerem.
Hamburgo – Alemanha
Esta cidade do norte da Alemanha converteu-se num centro empresarial de destaque no panorama mundial. O facto de Hamburgo fomentar a cultura e a inovação parece ter contribuído para que muitos especialistas afirmem que já superou Berlim na quantidade de empresários per capita. A realização de iniciativas como a Startup Dock, da Universidade Técnica de Hamburgo, tem levado a que muitos estudantes se tenham convertido em fundadores de start-ups. Com inúmeros espaços de coworkimg disponíveis, a cidade oferece um ambiente acolhedor para a comunidade empreendedora.
Buenos Aires – Argentina
A capital da Argentina está a dar passos de gigante para se converter num dos centros tecnológicos mais avançados do mundo. Aliás, muitos já a consideram a Silicon Valley da América Latina. Ali encontram-se quatro de cada 10 empresas unicórnio da região. E até há pouco tempo, a cidade foi reconhecida pelo seu esforço na criação de um cluster de nova geração e ganhou um prémio no “campeonato” internacional de cidades empreendedoras. Se a Argentina continuar a investir em força no capital de risco e a aplicar legislação para eliminar as barreiras às empresas e aos investimentos, tudo aponta para que Buenos Aires continue esse caminho ascendente como centro de negócios.