Inaugurada primeira incubadora europeia dedicada à saúde mental e bem-estar no trabalho

Chama-se NIBEL – Núcleo de Inovação e Bem-Estar Laboral e acaba de ser inaugurada em Oliveira de Azeméis com o objetivo de posicionar a região como um polo de referência europeia em inovação com impacto social.
O NIBEL – Núcleo de Inovação e Bem-Estar Laboral, que se apresenta como a primeira incubadora europeia dedicada à investigação, desenvolvimento e aceleração de soluções inovadoras orientadas para a saúde mental, bem-estar e felicidade no trabalho, abriu no Centro de Negócios da Área de Acolhimento de Ul/Loureiro, em Oliveira de Azeméis.
A iniciativa é da ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, em copromoção com a Gaiurb, no âmbito do projeto Start In.
“A inauguração do NIBEL marca o início de uma nova era, onde o bem-estar deixa de ser apenas um plano e passa a ser o alicerce de uma região mais empreendedora, humana e feliz”, avançou António Luís Grifo, diretor da ADRITEM, na cerimónia de inauguração do projeto.
A incubadora tem como objetivo posicionar a região como um polo de referência europeia em inovação com impacto social. Ao reunir empresas, instituições públicas, universidades, investigadores e organizações da sociedade civil, o NIBEL assume-se como uma plataforma de transformação profunda da cultura empresarial, promovendo a flexibilidade e adaptação de soluções para levar a cabo essa mesma transformação.
“O NIBEL nasce para impulsionar a criação de soluções inovadoras nas áreas do bem-estar, saúde emocional e felicidade organizacional. A sua missão é clara: apoiar ideias que transformem o trabalho num espaço de equilíbrio, criatividade, produtividade e realização humana, em qualquer setor de atividade”, explica a ADRITEM em comunicado.
25 projetos e inúmeros desafios num só dia
Foi este o balanço da 1.ª edição do AQCA – “Achas Que Consegues Aguentar?”, que transformou o Centro de Negócios da Área de Acolhimento Ul/Loureiro no dia a seguir à inauguração do NIBEL num verdadeiro palco de ideias. A iniciativa contou com a participação de grupos de empreendedores e parceiros que deram voz aos seus projetos e os apresentaram a um júri.
Mas antes dos pitches, foi tempo de ouvir os especialistas, que subiram ao palco para partilhar ideias e visões. Falamos de Sofia Manso, CEO da Academia da Felicidade, Fernando Fraga, CEO do FX2 Group, Fernando Ferro, CEO Fernando Ferro & Irmão, Ademar Aguiar, Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Maria da Saúde Inácio e Alexandra Camacho, sócias da K Social e Felipe Morais, BRM Advogados.
“As salas do AQCA vibraram com criatividade, ousadia e uma energia contagiante. A disrupção foi a palavra do dia – e foi levada a sério”, explica a organização, revelando que, no final, seis projetos conquistaram o palco, mostrando que “inovação, saúde e propósito podem (e devem) andar de mãos dadas”.
Entre os seis projetos em destaque, encontra-se uma iniciativa que pretende contribuir para a prevenção de bullying nas escolas, uma aplicação que quer tornar as pessoas mais autoconfiantes, uma bola antistress que faz ligação a uma aplicação e mede os níveis de tensão, nervosismo e stress, um projeto que ajuda a libertar o stress e as frustrações através do teatro e da arte, uma aplicação que ajuda no recrutamento, medindo as softskills, e um projeto da autoria de raparigas de 15 anos que promovem uma escola mais moderna e sustentável através da implementação de picagens de leitura de impressões digitais e sem recurso a cartões de plástico.
Percorra a galeria, abaixo, para ver alguns dos momentos da 1.ª edição do AQCA – “Achas Que Consegues Aguentar?”.