Home Office: Dicas que podem ajudar a gerir o trabalho

A consultora de recursos Humanos Neves de Almeida reuniu um conjunto de soluções que permitem às empresas maximizar o potencial dos colaboradores.

Trabalhar a partir de casa pode fazer com que os colaboradores se sintam mais produtivos e mais leais à organização, indicam alguns estudos. Mas em casos de crise, como a que se vive atualmente devido ao Covid-19, esse cenário pode ser diferente. A pensar nisso a consultora de recursos humanos Neves de Almeida aponta alguns caminhos e soluções para que quem está a trabalhar em casa faça uma gestão eficaz do tempo e rentabilize ao máximo a produtividade.

A consultora sugere que os colaboradores que estão em home office façam a separação entre os tempos de trabalho e de descanso, mesmo que essa seja uma tarefa difícil. É importante definir rituais para marcar o início e o fim do dia de trabalho. A começar pelo ritual de se vestir como fosse sair de casa, tal como a definição do local que vai escolher para instalar o seu home office, que idealmente deve ser um local onde possa evitar distrações dos outros elementos da família que estão em casa, sobretudo se houver crianças na família.

Por outro lado, e para quem tem mesmo que continuar a deslocar-se às empresas, a consultora de recursos humanos aconselha que a higiene dos equipamentos e material manipulados diariamente deve ser reforçada, assim como deve ser evitada a sua partilha. As empresas devem privilegiar as reuniões através de videoconferência e reduzir ao mínimo estritamente possível as deslocações e reuniões presenciais com muitos interlocutores.

Mas como é fundamental dar continuidade dos projetos das empresas, estas podem pôr em prática alguns procedimentos para quem está na versão teletrabalho, como por exemplo:

#Definir o trabalho e confiar que quem está a trabalhar remotamente o execute dentro do prazo. É necessário clarificar o que é preciso fazer. É uma questão de performance e de output do trabalho;

#Usar a tecnologia para uma comunicação eficaz com os colaboradores de forma a manter a proximidade e eventuais mudanças necessárias. A tecnologia de partilha de informação também pode facilitar a transparência de divisão de tarefas independentemente dos locais de trabalho;

#Promover uma cultura de colaboração e interdependência.

Segundo a Neves de Almeida, este tipo de abordagem em equipa aumenta a motivação e ajuda a evitar mal-entendidos. Ou seja, ter uma atitude positiva e assumir que as pessoas estão a trabalhar para o objetivo comum é vital. “Mas sempre com a máxima de confiar, mas confirmar”, refere.

Comentários

Artigos Relacionados