Rise Europe lança guia para ajudar expansão das start-ups europeias

O European Scale-Up Navigator é um guia prático para ajudar as start-ups na expansão dos seus negócios. O projeto é da Rise Europe.

A Rise Europe, rede europeia que reúne diversas instituições ligadas ao ecossistema de start-ups, anunciou o lançamento do European Scale-Up Navigator, um guia abrangente “para start-ups que ambicionam tornar-se as próximas referências tecnológicas da Europa”. O guia, desenvolvido com a colaboração da McKinsey & Company, fornece conhecimentos, recursos e estratégias às empresas que estão a arrancar com os seus negócios e que ponderam internacionalizar-se no panorama europeu da inovação e alcançar um sucesso global sustentável.

O European Scale-Up Navigator pretende responder às dificuldades mais comuns destas empresas, fornecendo um roteiro para o sucesso, incluindo um relatório sobre o panorama europeu da inovação com características específicas de cada país. Além disso identifica diferentes oportunidades de financiamento e oportunidades para colaborações entre empresas nos respetivos mercados, e reúne informações sobre diferentes quadros regulamentares e jurídicos. Também responde a questões-chave que as start-ups podem enfrentar entre as quais “quando, onde e como internacionalizar o seu negócio”.  O guia disponibiliza ainda informações detalhados dos sistemas de apoio locais para cada um dos 14 países membros do Rise Europe, incluindo os contactos diretos dos criadores da iniciativa.

Stefan Drüssler, COO da UnternehmerTUM e co-iniciador da Rise Europe Network, explica que “o nosso objetivo é proporcionar às empresas em fase inicial um ambiente em que possam prosperar – e construir um ecossistema europeu unido em que estas empresas, os investidores, as universidades e os governos trabalhem em conjunto. Queremos que entrem neste guia com um espírito de curiosidade, explorando os centros de empreendedorismo mais dinâmicos da Europa e estabelecendo conexões com os motores de inovação que estão prontos para entrar na sua missão”.

Desde maio deste ano, que 20 entidades relacionadas com a inovação nos centros de empreendedorismo mais dinâmicos da Europa uniram forças no âmbito da rede Rise Europe, com o compromisso de combinar os seus pontos fortes para acelerar conjuntamente as equipas de start-ups e contribuir para a soberania tecnológica europeia.

Comentários

Artigos Relacionados