Health Data Forum Hybrid Summit promove três dias de debate sobre saúde e tecnologia
Três dias de conferência, de intensas discussões e partilha das melhores práticas, numa experiência de aprendizagem sobre saúde, tecnologia e big data. Este é o ponto de partida do Health Data Forum Hybrid Summit, marcado para o Taguspark, de 28 a 30 de outubro.
É no final deste mês, concretamente nos dias 28, 29 e 30, que o Taguspark, em Oeiras, vai receber, presencial e digitalmente, o Health Data Forum Hybrid Summit.
Serão três dias de debate sobre saúde e tecnologia, numa cimeira que tem como objetivo “combinar as diferentes perspetivas de cientistas de dados, profissionais de saúde, pacientes e governantes para encontrar o tão necessário consenso para a próxima geração de sistemas de saúde orientados por dados, centrados na saúde, prevenção de doenças e terapêuticas personalizadas”.
O evento vai, assim, reunir especialistas, nacionais e internacionais, de diversas origens, com perspetivas práticas, exemplos e soluções para encontrar respostas para a próxima geração.
No primeiro dia vão marcar presença oradores como Bleddyn Rees, da European Connected Health Alliance; Carina Dantas, da SHINE 2Europe; Diogo Martins, da EU/International Digital Health Projects SPMS; Johannes Boch, da Novartis Foundation; Marco Bego, do Hospital Universitário de São Paulo; ou ainda Sujoy Kar, do Apollo Hospital.
Em destaque vão estar temas como “Trust, citizen empowerment and the role of digital literacy on health data sharing” ou “How can the world advance towards AI maturity in health?
O segundo dia de summit terá nomes como Suzanne Gaunt, do International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM); Charles Alessi, da HIMSS; David Novillo Ortiz, da World Health Organization; Ricardo Cruz Correia, Universidade do Porto; Domingos Pereira, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde; Licínio Kustra Mano, da Comissão Europeia, entre outros.
O último dia do Health Data Forum Hybrid Summit será preenchido com as participações de Rui Santos Ivo, INFARMED; Maria-Manuel Leitão Marques, membro do Parlamento de Europeu; Yunkap Kwankam, do IWG; David Novillo Ortiz, da World Health Organization; Levi Shapiro, mHealth Israel Home Care & Active and Healthy Ageing; Christoph Klein, da Connect; Rajendra Pratap Gupta, Investigador; e Luís Goes Pinheiro, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Ainda no âmbito da cimeira vai ser dado um especial destaque à cooperação internacional no âmbito da saúde, concretamente às relações União Europeia/Índia, já que este ano a presidência portuguesa da UE elegeu, relações entre estas duas regiões como uma prioridade para o próximo ano.
O evento acolhe, por isso, o Mashup meeting for the EU-India Digital Health Summit, no último dia, uma reunião que analisará questões “Como é que a UE e a Índia podem beneficiar da cooperação global em matéria de saúde digital? Ou quais são as possibilidades de tal colaboração em duas regiões com níveis de desenvolvimento tão diferentes e prioridades correspondentes?
O programa do Health Data Forum Hybrid Summit tem ainda espaço para falar do Digital Health Portugal (DHP), iniciativa que será moderada pelo Link To Leaders, media partner do evento
Refira-se que a organização do evento é da Hospital do Futuro (entidade não governamental), com o apoio da Glintt, entre outros patrocinadores.