Levi’s faz parceria com start-up para lançar linha de jeans sustentáveis
![Levi`s jeans](https://linktoleaders.com/wp-content/uploads/2020/08/Levis.jpg)
As peças serão confeccionadas a partir de algodão orgânico e Circulose, material feito de jeans reciclados e polpa de madeira, uma tecnologia desenvolvida pela start-up sueca Renewcell.
A Levi’s lançou, em parceria com a start-up sueca Renewcell, uma linha de jeans sustentáveis. Os modelos serão confecionados a partir de um material denomizado de Circulose, que leva peças usadas e algodão orgânico na sua composição.
Segundo a marca, o lançamento é fruto de mais de dois anos de pesquisas. O objetivo era desenvolver jeans que causassem menos impacto negativs no meio ambiente e mantivessem o padrão de qualidade. Para se ter uma ideia, segundo a Fast Company, são necessários mais de 2,5 mil litros de água para cultivar o algodão necessário para o fabrico de um par de jeans.
O desenvolvimento da linha foi possível graças à tecnologia desenvolvida pela Renewcell. Paul Dillinger, vice-presidente global de inovação em produtos da marca, explicou que o método anterior de reciclagem de tecidos acabava por diminuir a qualidade do material.
Já a inovação da start-up reconstrói o algodão de maneira diferente, dissolvendo e depois forçando o material a formar fibras mais longas e de melhor qualidade. O material resultante do processo, denominado de Circulose, é um tipo de viscose e leva peças recicladas e polpa de celulose em sua composição.
A reciclagem de tecidos diminui a chamada a “pegada hídrica”, ou seja,o volume total de água utilizado no fabrico da nova peça. E, consequentemente, minimiza a pegada química e de carbono.
A Levi’s quer agora aumentar a percentagem de Circulose em cada calça, que leva 40% do material. As expetativas, segundo Dillinger, são positivas. “Podemos chegar a um momento em que teremos roupas feitas com algodão 100% reciclado”, contou em entrevista à Fast Company.
Os novos jeans também são desenhados para serem reciclados com mais facilidade. Os seus acabamentos e etiquetas, normalmente feitos de outros materiais, são agora de algodão. Nos EUA, não faltam roupas velhas para fazer novos materiais: segundo a Fast Company, os norte-americanos mandam para o lixo cerca de 12 mil milhões de toneladas de produtos têxteis por ano – e a quantidade recolhida para reciclagem provavelmente continuará a crescer.