Fundo 200M investiu mais de 13 milhões de euros em start-ups portuguesas

Atualmente, o fundo 200M, gerido pelo Banco Português do Fomento, conta com 19 start-up portuguesas apoiadas. A Sensei, Entrogree e a Coverflex foram as mais recentes a receber investimento.
Sensei, Entogreen e Coverflex são os mais recentes investimentos do 200M, em parceria com investidores privados, nacionais e internacionais, elevando para 19 o número de empresas apoiadas pelo fundo gerido pelo Banco Português do Fomento.
A Sensei desenvolve tecnologia para lojas e supermercados, com a ambição de digitalizar o mundo físico do retalho e mudar a forma como se fazem compras. Com recurso a câmaras, sensores e inteligência artificial, a tecnologia da Sensei torna as lojas mais autónomas e inteligentes, possibilitando que os pagamentos e recibos sejam processados de forma 100% digital e automática, depois do cliente sair.
O investimento no projeto Entogreen vai permitir instalar em Santarém a primeira unidade industrial, com recurso a uma tecnologia bioindustrial inovadora, de conversão de resíduos orgânicos de origem agroalimentar em matérias-primas secundárias, nomeadamente em novas fontes nutricionais para os alimentos compostos para animais e em fertilizantes orgânicos para os solos, explica o Banco Português do Fomento no seu site oficial.
Por seu turno, a Coverflex desenvolveu uma plataforma all-in-one que oferece uma solução de compensação flexível, possibilitando a todas as empresas, independentemente da sua dimensão, conceber, operacionalizar e personalizar as ofertas de compensação, para além do salário, como benefícios, seguros, subsídio de refeição e descontos.
Segundo o Banco Português do Fomento, o Fundo 200M continua “a reforçar a sua missão de promover o potencial empreendedor e inovador de Portugal, alavancando investimentos nas melhores start-ups portuguesas, num total de investimento, público e privado, de 106 milhões de euros, em parceria com mais de 30 coinvestidores de todo o mundo e que permitem apoiar cerca de 5200 postos de trabalho”.
Recentemente, o 200M foi considerado como um dos mais ativos fundos a nível europeu, pelo i5invest 2021 European Capital Report, um estudo de referência sobre o ecossistema de investimento em venture capital e private equity na Europa.
Em conjunto com outros fundos de relevo, o 200M é referido como um dos “Most Powerful Investment Funds Southern Europe”.