Criou uma empresa de 2 milhões de dólares e …. 14 filhos

Tammie Umbel criou um negócio de produtos orgânicos atualmente avaliado em 2 milhões de dólares, ao mesmo tempo que criava 14 filhos. Usa ingredientes que compra diretamente a mulheres africanas carenciadas ajudando-as a preservar as suas comunidades.

Shea Terra Organics. Este é o projeto criado por Tammie Umbel, de 45 anos, que fabrica produtos para pele e cabelo com manteiga de karité e outros ingredientes exóticos oriundos de África, como manteiga de maobi e óleo de marula.

Criou o negócio em 2000, com 1500 dólares, e começou a ter lucros há cinco anos. Só no ano passado a Shea Terra Organic conseguiu vendas no valor de 2 milhões de dólares (cerca 1.6 milhões de euros). Atualmente com sete funcionários, Tammie Umbel continua a desempenhar vários papéis na empresa: desenvolve novos produtos, supervisiona a área de marketing, o embalamento e a distribuição.

A ideia para criar a Shea Terra surgiu quando estava na mesquita. “Eu ia à mesquita para rezar e conhecer mulheres africanas e de outros países. Queria aprender com elas mais sobre os produtos que usavam nos seus rituais de beleza como a henna ou a manteiga de karité”, lembrou.

Tammie Umbel queria introduzir esses produtos no mercado americano. Contactou o seu primeiro fornecedor e começou a vendê-los online. O projeto foi-se desenvolvendo lentamente até que em 2001 a venda de manteiga de karité teve uma grande procura. “Lembro-me de regressar de uma viagem à Arábia Saudita quando um amigo que estava a tomar conta do negócio me disse que, num mês, tínhamos vendido mil dólares de produto”, explica. Desde então, o negócio transformou-se numa marca nacional, com 300 produtos vendidos on-line e nas lojas The Vitamin Shoppe, nos Estados Unidos.

Ajudar as mulheres africanas
A empreendedora viaja regularmente para África para se reunir com fornecedores locais e procurar novos ingredientes. Mas as suas viagens passaram a ter um propósito mais amplo como explica a própria. “Quando comecei a empresa, disse que para além de não querer prejudicar o planeta, queria criar oportunidades para outras pessoas”. Transportou essa abordagem para o seu modelo de negócio e estabeleceu parcerias com fornecedores que necessitam de ajuda ou que estão a tentar proteger a sua comunidade”.

Por exemplo, o óleo de beleza Desert Date que comercializa é produzido como parte de um projeto de conservação de vida selvagem e elefantes no Burkina Faso. Os pagamentos feitos às mulheres permitem que estas comprem comida em vez de invadirem os habitats da vida selvagem para cultivar os alimentos. Umbel também faz doações regulares a uma organização chamada Village of Hope Uganda.

Infância difícil
Transformar esta ideia num negócio próspero que ajude os outros não é sua única conquista. É mãe de 14 crianças, com idades entre 5 e 27 anos, todas elas a estudar em casa. Seis dos filhos mais velhos estão na faculdade onde estudam desde medicina a engenharia. Oito moram com ela e com o marido na fazenda onde ajudam a criar ovelhas e galinhas, montam cavalos e mantêm abelhas.

Umbel conheceu o marido, um nefrologista que se mudou do Paquistão para os EUA, numa mesquita Washington. Enquanto criança nunca tinha pisado uma fazenda. Cresceu em Maryland, onde foi criada como cristã por uma mãe solteira, numa família alemã descendente de irlandeses. A infância algo disruptiva forçou-a a mudar de escola várias vezes, que acabou por nunca terminar apesar de frequentar um programa para alunos superdotados. Enquanto criança dos anos 70, foi profundamente afetada pelas divisões raciais e económicas da época. Aos 15 anos saiu de casa e ficou por sua conta e risco, contando apenas com o apoio de alguns amigos e de alguns trabalhos que ia fazendo.

Foi com uma das famílias que a acolheu que contactou com o islamismo. Abraçou a religião e converteu-se ao sentir que aquela era a sua “verdade”. Agora usa um hijab, o que a destaca no bairro suburbano da Virgínia. “Até onde eu sei, sou a única mulher muçulmana na minha área imediata. Quando as pessoas me vêem, pensam que eu sou iraniana, síria ou paquistanesa por causa do meu lenço. Sou muçulmana e orgulhosa disso”.

Olhando para o futuro, Tammie Umbel espera que filhos sigam seus passos. Não quer que sigam necessariamente a sua trajetória profissional. Quer que sejam os melhores no que lhes interessa mas espera que cada um faça campanha pela conservação da vida selvagem e ajude quem mais precisa e nos tempos difíceis.

Comentários

Artigos Relacionados

Anabela Possidónio,Integral Coach