Início Artigos de Sónia Jerónimo
Sónia Jerónimo

Sónia Jerónimo

Sónia Jerónimo é atualmente Startup Builder EmpowHER®. Anteriormente foi cofundadora da GO IT Concept & Ambassador na Fábric@ Empreendedorismo do Município de Seia, foi Entrepreneur & Board Advisor e passou pela Winning, como COO e Board Advisory. Tem mais de 20 de experiência na área da gestão e liderança de empresas ligadas às tecnologias de informação. Após a licenciatura em Economia, iniciou a sua carreira no mundo académico como professora nas áreas de Economia e Gestão, na Universidade da Beira Interior. Acabou por ingressar no mercado empresarial quatro anos após esta experiência, tendo começado por liderar o Instituto Formação Prisma, do Grupo Altran. Pouco tempo depois, integrou a direção executiva da Altior Portugal e, entre 2005 e 2012, foi fundadora de várias empresas que constituem o universo HiQ Consulting em Portugal, tendo assumido funções de CEO fundadora. Passou ainda pela direção e administração de algumas das maiores consultoras tecnológicas a nível global. Em 2014 foi convidada a fundar a empresa de TI´s Growin. Como fundadora, acionista e CEO liderou a empresa durante cinco anos. Durante quatro anos consecutivos, a empresa foi distinguida como um "Great Place do Work", ficando sempre entre as 25 melhores empresas para se trabalhar em Portugal, de acordo com o GPTW Institute. Foi impulsionadora e implementadora de toda a estratégia de internacionalização da empresa para Europa e Estados Unidos. Nos últimos 20 anos foi um símbolo de empreendedorismo no feminino em Portugal. Agora tem como missão ajudar outras organizações a internacionalizarem-se e, sobretudo, a promover o "empowerment" feminino, no mundo dos negócios e ajudar as mulheres a serem elas próprias empreendedoras, seja na sua carreira, seja criando o seu próprio negócio, alinhadas com o seu propósito de vida. Com várias publicações na indústria especializada, tem um percurso profissional ligado às áreas de consultoria tecnológica, mas também a temas de empreendedorismo, liderança, cultura organizacional e employer branding. É também coach internacional certificada pela ICC e mentora na Start-up Lisboa e Start-up Braga.

Escutar, não impor!

Durante décadas, a liderança corporativa foi muitas vezes romantizada como a figura no topo, aquele ou aquela que detém as respostas, toma as decisões e controla as rédeas de uma organização.

Ego vs. Legado: a escolha de um CEO

Uma das armadilhas mais perigosas para quem lidera é também uma das mais invisíveis: o ego. Não falo daquele ego saudável que nos dá confiança e energia para liderar, mas sim do ego cheio, alimentado pelo poder, pelos aplausos e, muitas vezes, pela solidão no topo.

Burnout na liderança: cuide-se para liderar bem

Ninguém me contou isto no início da minha jornada profissional: liderar consome. Se não aprendermos a gerir a nossa energia, o corpo e a mente acabarão por cobrar o preço. E um preço bem caro!

O curioso elo entre arte e liderança

“Hoje, acredito que a criatividade não é um luxo. É uma necessidade urgente. Não estamos a falar de pintar quadros numa tarde de team building. Estamos a falar de trazer sensibilidade para o centro das decisões. De permitir que as organizações respirem. De recuperar o prazer de liderar com alma!”

Liderança, Arte e Propósito?

Depois de mais de 30 anos de carreira no mundo corporativo, a liderar empresas de tecnologia e a empreender do zero, dei por mim com uma inquietação que já não podia ignorar e não queria ignorar.

Mudança de carreira e liderança pessoal: um caminho de autodescoberta

A mudança de carreira é uma jornada que exige coragem, autoconhecimento e uma boa dose de liderança pessoal. Num mundo onde as trajetórias profissionais se tornam cada vez mais fluidas e dinâmicas, muitos de nós deparamo-nos com a necessidade de reinventar as nossas escolhas profissionais, e é nesse processo que a liderança pessoal assume um papel fundamental.

Superação: o que verdadeiramente significa?

Superação. Uma palavra que carrega em si uma força extraordinária, mas também uma profundidade que muitas vezes escapa à superfície. O que significa, afinal, superar?

Do nada fazes tudo!

Quantas vezes já sonhamos em criar algo significativo, mas ficamos paralisados pela sensação de que faltava alguma coisa? "Eu não tenho dinheiro suficiente". "Não tenho os recursos certos". "Não tenho experiência".

CEO Insights: os 7 “Buckets” da liderança

A liderança é uma jornada fascinante, cheia de descobertas sobre nós mesmos e sobre aqueles que nos rodeiam. Já parou para pensar em que pilares se sustenta a sua liderança, seja pessoal ou profissional?