Início Artigos de Joaquim Costa
Joaquim Costa

Joaquim Costa

Joaquim Costa é líder de produto e empreendedor em série, atualmente fundador e CEO na Battlefield Capital, com 3 exits, consultor de produto, mentor de startups e orador convidado em conferências de gestão de produto. A sua jornada no ecossistema de startups e produto começou em 2015, após uma distinta carreira militar de sete anos, marcada por missões internacionais e condecorações ao serviço da NATO e da Marinha Portuguesa, onde desempenhou funções em operações. Com uma trajetória empreendedora de mais de dez anos, Joaquim já lançou mais de 14 projetos, tendo assumido o papel de cofundador em seis deles — com um fracasso assumido e três exits. Em 2023, publicou o livro "Become a Product Manager", onde partilha, de forma prática e sem rodeios, os métodos que utiliza para criar e lançar produtos com impacto. É incansável na promoção de uma forte cultura de produto, na melhoria contínua de processos e na adoção das melhores práticas. Defende uma abordagem pragmática: lançar produtos 75% prontos e ajustá-los com rapidez e foco, sempre com elevados padrões de qualidade e experiência do utilizador.

Verdades duras do jogo das start-ups

O investidor não é teu amigo. Ele não está aqui para te salvar, nem para acreditar em ti quando nem tu acreditas. Quer retorno, quer multiplicar capital, quer apostar em cavalos que correm rápido.

Estão a ver-te. À espera que caias.

Não te iludas. Há sempre quem esteja a observar, à distância, à espera do teu fracasso. Não é inveja. Não é ódio. É simplesmente o comportamento humano de quem nunca teve coragem para arriscar.

Não precisas de um plano. Precisas de uma luta.

Já vivi o peso de ter zero euros na conta. Apresentei ideias que foram ignoradas, outras que foram motivo de riso. Esperei meses por um único “sim”. Lancei produtos que ninguém quis saber.

Estamos a construir start-ups por necessidade ou apenas por vício?

Criar produtos de tecnologia e start-ups não é apenas uma questão de inovação, código, financiamento e mercado. É um reflexo direto da forma como vemos o mundo e tentamos resolver problemas. Mas estamos mesmo a solucionar algo essencial ou apenas a criar distrações sofisticadas?

Quer fazer gestão de produto? Não espere ser convidado.

Muitos gestores de produto - de título - encontram-se confinados a papéis onde não estão envolvidos em decisões críticas do mercado ou de roadmap. Se passas a maior parte do teu tempo a gerir produto/projetos ou a escrever tickets no Jira, tenho um conselho para ti.