Cluster de Aeronáutica, Espaço e Defesa promove AED Days em outubro

O AED Cluster Portugal vai reunir o ecossistema nacional dos setores da Aeronáutica, Espaço e Defesa realizar mais uma edição dos AED Days. Na primeira semana de outubro.
A 7.ª edição deste ano dos AED Days, marcada para os dias 6, 7 e 8 de outubro, reunirá todo o ecossistema nacional dos setores da Aeronáutica, Espaço e Defesa, contando com a presença de key players internacionais e entidades governamentais.
O primeiro dia do evento, este ano em formato digital, será dedicado a uma conferência de âmbito mais institucional e uma abordagem macro aos temas, e ainda um fórum de exposição virtual. Serão também abordadas questões como a geopolítica e o seu impacto no cluster português, a adaptação das indústrias às necessidades dos mercados do futuro, como contribuir para uma mobilidade mais sustentável, e as iniciativas nacionais e oportunidades nos três setores.
Nos restantes dias (7 e 8 de outubro), serão realizados workshops mais técnicos, encontros B2B entre os participantes e ainda um fórum de exposição virtual.
Assim, no dia 7 estará em discussão a forma como a indústria 4.0 está a transformar todos estes setores, as iniciativas nacionais nos novos mercados disruptores dos microssatélites e microlançadores e a estratégia Portugal Space 2030, entre outros.
Já o último dia dos AED Days será focado na dinamização das cadeias de fornecimento aeronáuticas, com os atores nacionais e internacionais, como estabelecer redes de living labs e também oportunidades no setor da Defesa, nomeadamente naval.
Rui Santos, diretor geral da AED Cluster Portugal, afirmou que “organizações de renome internacional voltarão a estar presentes no evento, o que é um ótimo indicador da reputação das nossas empresas e do interesse que Portugal suscita lá fora. Nos últimos seis meses e devido à pandemia estes setores abrandaram o ritmo, não havendo oportunidades para explorar novos negócios. Os AED Days 2020 servirão de porta de entrada para o reencontro de um setor determinante para a economia e sustentabilidade do país”.
Os participantes no evento terão oportunidade de contactar com os stakeholders nacionais e internacionais das indústrias da aeronáutica, espaço e defesa, através de uma plataforma online com o objetivo de debater os desafios presentes e o futuro destes setores, encontrando colaborações e parcerias de negócios.