Ucrânia, Itália e Roménia aderem à Europe Startup Nations Alliance

The Ukrainian Startup Fund

A Ucrânia, Itália e Roménia aderiram à Europe Startup Nations Alliance (ESNA), durante o ESNA Fórum 2024, evento anual realizado em Bruxelas.

O ESNA Fórum 2024 decorreu durante dois dias e reuniu representantes governamentais, líderes da indústria e start-ups “para trocar ideias, partilhar boas práticas e traçar um roteiro que impulsione a próxima geração de empreendedores e inovadores”.

A Ucrânia “afirmou-se como um centro de inovação na Europa, com um ecossistema de ‘startups’ dinâmico que já deu origem a unicórnios como Grammarly, GitLab e, mais recentemente, Creatio”, refere a ESNA, sendo que o “país ocupa o segundo lugar na região da Europa Central e de Leste em número de empresas de inteligência artificial, com mais de 240 ‘players’ ativos, reforçando a sua posição como força motriz da inovação global”.

“A inovação é hoje a base das nossas capacidades de defesa e o alicerce para o sucesso económico futuro”, afirma Alex Bornyakov, vice-ministro da Transformação Digital da Ucrânia, citado em comunicado.

“A adesão à ESNA representa um momento crucial para o nosso ecossistema de start-ups, permitindo-nos aprofundar a integração no panorama de inovação europeu“, acrescenta.

Por sua vez, a Itália “consolidou-se como um dos principais motores de inovação no Sul da Europa, classificando-se entre os 30 melhores no StartupBlink Global Ecosystem Ranking 2024“.

Com mais de 13.000 start-ups e quatro unicórnios – entre os quais Bending Spoons e Scalapay -, a Itália “atraiu 1,5 mil milhões de dólares em financiamento no último ano“, refere a ESNA.

“Celebramos com orgulho a entrada da Itália na ESNA, um passo fundamental para reforçar o nosso compromisso com uma Europa mais inovadora e interconectada. Esta adesão oferece uma oportunidade única para colaborar, partilhar experiências e abordar os desafios globais com uma visão unificada”, salienta Adolfo Urso, ministro das Empresas e Made in Italy, também citado no documento.

A Roménia tem vindo a ganhar palco no ecossistema, “com mais de 2.500 start-ups ativas em áreas como ‘fintech’, saúde e educação”, e uma “reserva de talento tecnológico composta por 180.000 profissionais de IT e unicórnios como UiPath e Elrond, consolidando a sua posição no panorama europeu de inovação”.

“Estamos honrados em juntar-nos à ESNA. Esta adesão valida os esforços coletivos desenvolvidos nos últimos anos e fortalece o nosso compromisso de criar oportunidades para ‘startups’ romenas, posicionando a Roménia como um ‘hub’ inovador na Europa”, aponta Adina Simionescu, diretora executiva da ROStartups.

O diretor executivo da ESNA, Arthur Jordão, salienta que a inclusão da Ucrânia, Itália e Roménia “na ESNA durante o Fórum 2024 representa um marco importante” na missão da Aliança Europeia das Nações Startup.

Comentários

Artigos Relacionados