BPF e Turismo de Portugal unem-se para promover sustentabilidade no turismo

A Linha Apoio Turismo + Sustentável tem 50 milhões de euros para apoiar a sustentabilidade no turismo. As candidaturas estão a decorrer.

O Banco Português de Fomento (BPF) e o Turismo de Portugal anunciaram a abertura das candidaturas à nova Linha de Apoio Turismo + Sustentável. A dotação vai até aos 50 milhões de euros, cobertura de garantia mútua até 80% do valor do financiamento e com possibilidade de conversão em subvenção não reembolsável de até 30%.

Esta linha de apoio, financiada pelo Turismo de Portugal e gerida pelo BPF, destina-se a apoiar empresas do setor do turismo na realização de investimentos que contribuam para a transição energética e para o alinhamento com as metas de neutralidade carbónica. Está disponível para disponível para micro, pequenas e médias empresas (PME), small mid cap, mid cap e grandes empresas que, entre outros requisitos espelhados no regulamento, estejam localizadas em território nacional, desenvolvam atividade principal enquadrada nos CAE elegíveis e sejam empresas aderentes ao Programa Empresas Turismo 360º.

Gestão da água, gestão da energia, gestão de resíduos, mobilidade sustentável, economia circular e biodiversidade são as áreas de investimento sustentável que a Linha de Apoio Turismo + Sustentável financia.

Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento, destacou que “a Linha de Apoio Turismo + Sustentável pretende incentivar o investimento na sustentabilidade do turismo. A possibilidade de converter parte do financiamento em subvenção não reembolsável oferece vantagens significativas e benefícios tangíveis para as empresas, ao reduzir o montante total a ser reembolsado e contribuir para a transição para a neutralidade carbónica. Com isso, esperamos fomentar práticas ambientais responsáveis que melhorem a eficiência das empresas e a sustentabilidade económica do setor”.

Comentários

Artigos Relacionados