Business Roundtable Portugal analisa competitividade em Portugal

A associação Business Roundtable Portugal lançou uma plataforma digital que analisa a competividade nacional face a outros mercados europeus. Chama-se “Comparar para Crescer”.
Performance económica, crescimento do PIB, dívida pública, remuneração média anual e índice de pobreza são alguns dos 30 indicadores analisados no mais recente projeto da Associação Business Roundtable Portugal (BRP). Trata-se de uma plataforma digital, criada em parceria com a KPMG e a colaboração da Informa DB, que tem como objetivo permitir a identificação de oportunidades de melhoria, diferenciação e crescimento que possam ajudar o país a ter uma renovada ambição para ser mais próspero, justo e sustentável. Em suma, sistematiza um conjunto de indicadores que refletem a evolução e a posição competitiva de Portugal em diversas dimensões face a um grupo de países, com destaque para os concorrentes europeus.
A plataforma, que se apresenta como uma ferramenta de trabalho para todos os que se interessam ou lidam com os temas do crescimento económico e social nacional, permite comparar a evolução de Portugal com outras economias e com um “peer group” constituído por Espanha, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Itália, República Checa e Polónia.
“Acreditamos que o Comparar para Crescer será uma importante ferramenta para mostrar que Portugal pode e deve ser muito melhor do que é. Ao evidenciarmos a posição competitiva portuguesa esperamos incentivar a discussão dos caminhos de diferenciação e crescimento, contribuir para um debate mais centrado nos factos e para um reforço do sentido de urgência para a transformação de Portugal”, explicou Pedro Ginjeira do Nascimento, secretário-geral da Associação BRP.
A Comparar para Crescer constitui-se como agregadora dos principais indicadores e rankings nacionais e internacionais, tendo sido criada com o propósito de disponibilizar à sociedade, em particular a quem influencia a opinião pública e toma decisões de políticas públicas, tais como investigadores, académicos, governantes, empresários e jornalistas, uma visão agregada e esclarecedora da posição competitiva de Portugal face aos restantes países, europeus e mundiais, em diversas áreas e domínios.
Uma vez que a performance global de um país depende da valorização das suas pessoas, do valor criado pelas suas empresas e das condições de crescimento que o Estado promove, a plataforma está organizada em quatro eixos – Performance Global, Pessoas, Empresas e Estado – num total de 30 indicadores .
Pedro Ginjeira do Nascimento reforça que a Associação Business Roundtable Portugal acredita que “Portugal pode e deve ser muito melhor. É possível em cerca de duas décadas voltar a colocar Portugal no ranking dos 15 países com maior PIB per capita da União Europeia. Para isso, Portugal tem de crescer em média 3,9% ao ano”. Acrescenta, ainda, que” este objetivo só é possível de alcançar através da implementação de políticas para promover o crescimento do país, valorizar os portugueses, criando, ao mesmo tempo, oportunidades de realização, e promover o crescimento e escala das empresas nacionais”.
A Associação Business Roundtable Portugal, refira-se, é uma entidade que reúne 41 empresas e grupos empresariais de diferentes setores, geografias e fases de desenvolvimento.