Wellbeing Summit debate qualidade de vida no trabalho
Saúde mental, prevenção e promoção de saúde no local de trabalho são os eixos estratégicos da 1.ª edição do Wellbeing Summit. O evento está marcado para o período de 12 a 30 de outubro.
A “Qualidade de vida no trabalho – uma nova era” foi o ponto de partida escolhido para a primeira edição do Wellbeing Summit, em formato exclusivamente online, uma iniciativa promovida pela Workell que pretende contribuir para a transformação e melhoria da qualidade de vida laboral e que vai decorrer entre 12 e 30 de outubro. O evento será estruturado em três eixos estratégicos – saúde mental, prevenção e promoção de saúde no local de trabalho – e realiza-se de segunda a sexta, entre as 14h30 e as 16h00, período durante o qual serão apresentados casos de sucesso e mesas de debate com a participação de oradores nacionais e internacionais.
Alguns dos nomes confirmados são João Paulo Feijoo, coordenador dos programas de formação executiva e pós-graduada da Autónoma Academy na área do Capital Humano; José Soares, professor catedrático;Teresa Espassadim, membro da direção nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Catarina Tendeiro, Head of Human Resources do Grupo Ageas Portugal; e Vítor Viegas Cotovio, médico psiquiatra e psicoterapeuta membro do conselho Nacional de Saúde Mental.
Com o intuito de criar oportunidade para gestores, profissionais e especialistas debaterem a importância do bem-estar nas suas organizações e contribuírem para ambientes de trabalho mais saudáveis, a organização do evento apostou num programa abrangente com diversas temáticas. Assim, serão discutidas questões como os novos contornos da saúde mental, performance e saúde em ambiente de pandemia, comportamentos promotores de saúde, bem-estar em teletrabalho, gestão de espírito de equipa em teletrabalho, entre outras.
“Sabemos que locais de trabalho saudáveis são mais produtivos e que contribuem para o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, representando um modelo de desenvolvimento mais sustentável para todos. Passamos tanto tempo a trabalhar, não deve ser o bem-estar laboral uma das nossas maiores preocupações?”, lembra Tiago Santos, CEO da Workwell.