Cientista da Google, Komal Singh escreveu um livro infantil que pretende inspirar as raparigas a interessarem-se por ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Do que fala
Num registo diferente do habitual, o livro desta semana tem como target os seus filhos. “Ara, a Engenheira das Estrelas” resultou da vontade da autora explicar à filha o que é ser engenheira. Pelo fato de não encontrar no mercado nenhum livro que contrariasse a ideia pré-concebida de que os engenheiros são sempre homens, e que às meninas está reservado o papel de princesas, Komal Singh pôs mãos à obra e transpôs para livro a história de Ara (uma menina de seis anos que gosta de números com muitos zeros e que está decidida a contar as estrelas no céu) para explicar que as mulheres podem ser engenheiras e exemplificar o tipo de trabalho que podem fazer.

Através da sua inteligência e do seu gosto por números, a personagem quer programar a sua androide DeeDee para contar todas as estrelas e, para isso, visita o Complexo de Inovação para solicitar a ajuda de quatro pioneiras das tecnologias, personagens inspiradas em engenheiras reais da Google. Este é o cerne da história com a qual a gestora de programas de engenharia da Google espera inspirar as raparigas a interessarem-se por CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

No prefácio do livro, Komal Singh lembra que “os livros de histórias e a comunicação social dão pouco protagonismo a modelos de mulheres na área das tecnologias com as quais as raparigas se possam identificar e que desejem imitar. Isto, combinado com os nossos preconceitos inconscientes, tende a fazer com que as raparigas acreditem que ser excelente a CTEM é uma capacidade inata em vez de uma capacidade adquirida. No entanto, alguns dos pioneiros na informática foram mulheres”.

Apesar de dirigido a crianças, a engenheira da Google espera que o seu  livro seja usado comouma ferramenta para equilibrar os pratos da balança, para inspirar mentes fabulosas de todos os géneros, mais novas ou mais experientes, e para conhecer engenheiras inovadoras de várias cores e raças que estão neste momento a resolver alguns dos maiores problemas informáticos dos nossos dias. Este livro vai ser uma fantástica inspiração para que cada vez mais crianças, especialmente raparigas, enveredem pela ciência e tecnologia”,  vaticina.

Quem escreveu
Nascida e criada na Índia, Komal Sing estudou informática na Universidade de Deli. Mudou-se para o Canadá, onde vive, para complementar os estudos na Universidade Simon Fraser. Atualmente, é gestora de programa de engenharia da Google, cargo que divide com o de mãe e contadora de histórias. Adora problemas de programação e a ideia de escrever o livro surgiu quando um dia a filha, de quatro anos, lhe disse que “os engenheiros são meninos!”.

Temas Chave
Ciências, tecnologia, crianças

Ficha Técnica
Título: Ara, a Engenheira das Estrelas
ISBN / 9789892344263
Edição: junho 2019
Editor: ASA
Idioma: Português
Encadernação: Cartonado
Páginas: 48

Comentários